[object Object]

Manifestantes apontam cessar-fogo na Palestina como necessidade urgente

A solidariedade pela Palestina voltou a sentir-se com a realização de um cordão humano que reuniu centenas de pessoas na baixa de Coimbra. Manifestantes apelam à urgência de cessar fogo e à libertação do povo palestiniano.

“Palestina vencerá” foi o mote da concentração “Abraço pela paz na Palestina” que decorreu esta quinta feira pelas 17h30, na baixa da cidade. Organizada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), pelo projeto Ruído e pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), a manifestação contou com cerca de 200 pessoas que demonstraram descontentamento relativamente aos massacres que se fazem sentir na Palestina.

Joana Coelho, pertencente ao movimento Coimbra pela Palestina, afirma a importância do cordão humano na demonstração do apoio do povo português. A manifestante reconhece que Portugal está unido pela emancipação palestina.

Manuel Matos refere a necessidade de se fazerem várias manifestações em vários pontos do mundo que reivindiquem o fim da guerra. O membro do MPPM defende a necessidade de agregar esforços para alertar o governo de Israel a cessar fogo.

Os participantes apontam a privação de assistência hospitalar e de bens essenciais e a destruição de casas por Israel como atitudes desprezíveis. Segundo Joana Coelho, a realização de manifestações e a presença de pessoas na rua é essencial.

A manifestação terminou com a recitação de poemas palestinianos a fim de homenagear as pessoas assassinadas e também os que foram feitos reféns na guerra.

Estão já marcadas mais duas iniciativas para os dias 28 de novembro e 5 de dezembro.

PARTILHAR: