[object Object]

Lista P de Renato Daniel e Carolina Rama vence eleições da AAC

Lista P considera essencial a criação de propostas inovadoras que consigam mobilizar a comunidade académica. Promover a proximidade entre os estudantes e as Assembleias Magnas é determinante.
Apesar da derrota, Lista A garante que vai continuar a tentar transformar a realidade e a lutar incansavelmente pelas condições de vida dos estudantes.

A Lista P – Por ti. Pela Académica, venceu as eleições para os órgãos sociais da Associação Académica de Coimbra (AAC) que se realizaram na quinta-feira dia 16 de novembro. Renato Daniel foi eleito como presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) alcançando 88,16% dos votos e Carolina Rama foi eleita como presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC) obtendo 87,03% do total dos votos.

No final da noite eleitoral, em declarações à RUC, os representantes da Lista P, Renato Daniel e Carolina Rama, destacaram a afluência dos estudantes às urnas, maior do que em outros anos. Renato Daniel considera que durante as campanhas eleitorais é necessário construir propostas inovadoras que mobilizem a academia e acredita que isso foi feito pelas duas listas este ano. Os representantes da Lista P expressaram alegria perante os números da eleição.

Carolina Rama salientou a importância de criar as condições favoráveis para que os estudantes exerçam o seu direito de voto. Propõe criar uma relação próxima com a câmara municipal de Coimbra (CMC) e com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e ainda estabelecer uma cooperação entre a Mesa da Assembleia Magna e a Direção-Geral para viabilizar o transporte dos estudantes para as assembleias, ressaltando a necessidade de desenvolver um plano concreto e efetivo.

A Lista A, representada pelos candidatos João Maduro e Luísa Batista, estiveram também à conversa com a RUC no fecho da noite eleitoral. João Maduro, afirma que o objetivo principal é transformar a realidade e lutar pelas condições dos estudantes, independentemente do resultado obtido. João Maduro e Luísa Batista consideram que a campanha que levaram a cabo passou por realizar um trabalho árduo de consciencialização dos estudantes para a importância de participar de forma ativa nos grandes temas da vida dos estudantes. Para João Maduro cada voto recebido deve ser encarado como uma vitória, pois demonstra a confiança dos eleitores no programa da lista.

Quanto ao futuro, Luísa Batista garante que o seu trabalho vai continuar e que os integrantes da sua lista vão manter-se centrados, como sempre, na resolução dos problemas concretos dos estudantes. Exalta a importância da DG/AAC e da MAM/AAC e compromete-se a continuar a reivindicar e a lutar pelos direitos dos estudantes. Espera ainda que o diálogo com a próxima DG/AAC e com os responsáveis eleitos para a Mesa da Assembleia Magna seja positivo.

A Lista P – Por ti. Pela Académica alcançou 88,16% dos votos para a Direção-Geral da AAC, enquanto a Lista A – Unir, Avançar – Académica de Abril conquistou 11,84% dos votantes. Houve um total de 4029 estudantes a participar no ato eleitoral. A abstenção foi de 84,24%.

Quanto às eleições para a Mesa da Assembleia Magna da AAC a Lista P obteve 87,03% do total dos votos. Já a Lista A recebeu 12,97% dos votos válidos. Votaram 4012 estudantes e a taxa de abstenção foi de 84,30%.

PARTILHAR: