[object Object]

Renato Daniel: “Queremos um reforço do financiamento do Ensino Superior”

“Esta candidatura surge com o mote de proximidade, proximidade com os estudantes e com as estruturas da casa”, afirma Renato Daniel candidato pela Lista P à Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra

Em vésperas de eleições para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), a Rádio Universidade de Coimbra esteve à conversa com Renato Daniel, candidato pela Lista P – “Por ti. Pela Académica” à DG/AAC.

O projeto surge pelos estudantes “que sofrem pela habitação, que sofrem pela propina, que têm preocupações socioeconómicas e que procuram um espaço de desenvolvimento cultural e desportivo”, adianta o candidato.

Considerando que o ano de 2024 representa “vários desafios”, o candidato assinala a atual crise política como motivo de preocupação acrescida. A proposta do Orçamento do Estado propõe um reforço de 138 milhões para o Ensino Superior, Renato Daniel tem esperança de que a proposta se mantenha, face às dificuldades de financiamento que o Ensino Superior tem sentido.

A manutenção da tabela de preços da habitação e da alimentação na Ação Social Escolar é para o candidato da Lista P uma necessidade premente. Apesar da inflação ser inconstante e flutuar com as oscilações do mercado, para o candidato da Lista P é importante que os estudantes não sejam afetados pelas subidas de preços. Por isso, Renato Daniel entende que a Ação Social Escolar deve ser “pelo menos mantida, senão aumentada”.

Com os preços da habitação a crescerem, torna-se cada vez mais difícil aos jovens, terminados os seus cursos, conseguirem alugar ou comprar uma casa. Também no alojamento estudantil as dificuldades persistem.

Segundo o Observatório do Alojamento Estudantil houve um aumento de 14,8 por cento no preço dos quartos para estudantes em Coimbra. O preço médio de um quarto para estudantes na cidade é de 250 euros e varia entre 380 euros de máximo e 140 de mínimo. Para Renato Daniel os problemas de habitação só se resolvem com “mais habitação pública e mais financiamento do Ensino Superior”.

Sobre o financiamento da Associação Académica de Coimbra a Lista P considera que o contrato programa com a Universidade de Coimbra, o apoio do IPDJ e outros financiamentos, por exemplo da Câmara Municipal de Coimbra, não são suficientes para manter a tranquilidade económica da casa.  Com esse fim propõe a angariação de fundos externos para prover as necessidades.

Em 2024 realizam-se os jogos Olímpicos em Paris e a Académica tem a possibilidade de ter alguns atletas a competir. A Lista P tem a ambição de querer “apresentar condignamente os atletas” que embarcarem na missão olímpica. Para além disso a recreação do final da taça de 1969 é uma das promessas para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

O Regulamento dos Espaços foi tema da conversa com a RUC. Renato Daniel encara a herança do dossier com a convicção de conseguir, no final do mandato, ter uma proposta que enquadre as necessidades das estruturas da casa. Lembra que a Associação Académica de Coimbra não tem só o espaço sede mas também pode usar o Pavilhão Jorge Anjinho.

A conversa passou também pelo plano de obras no edifício, pelo foco que pretendem colocar nas políticas europeias com a proposta de criação de um Conselho Europeu dos Jovens, pelo aumento do número de estudantes no Conselho-Geral da Universidade de Coimbra e pela celebração do 25 de Abril.

Pode ouvir a conversa com os candidatos da Lista P à Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (MAM/AAC), Carolina Rama, e à Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Renato Daniel, no ‘podcast’ do início do artigo.

PARTILHAR: