Convento São Francisco acolhe Coimbra BD para “criar envolvência entre comunidades e público”
A edição de 2023 promete mais de quarenta atividades de 10 a 12 de novembro.
A Coimbra BD deixa a Casa Municipal da Cultura das edições anteriores para chegar ao Convento São Francisco e amplificar os públicos alvo.
Regressam à cidade as sessões cinematográficas, os debates temáticos, a apresentações de livros, as exposições ou a possibilidade de pedir um autógrafo aos autores de BD. O convívio com a comunidade de Cosplay também está assegurado. Oficinas e jogos especiais – Card e Board Games -, também vão estar disponíveis.
A produção e a programação está por conta da GuessTheChoice, da Nerdy Core, da Dr. Kartoon e da Comic Heart, com a colaboração do Salão/40. A conferência de Imprensa de apresentação decorreu esta manhã no Café-Concerto do Convento São Francisco.
Espera-se mais uma vez a presença de várias livrarias de Banda Desenhada. A Seita, Umbra, Arte de Autor, Ala dos Livros, Dr. Kartoon, Devir, Penguin Random House, Grupo Presença, GFloy, Levoir, Gradiva e Convergência já confirmaram.
A livraria Dr. Kartoon de Coimbra vai trazer edições de outras livrarias que não possam estar presentes, esclareceu Pedro Cardoso da GuessTheChoice.
Esta edição da Coimbra BD irá ter, pela primeira vez, uma área a funcionar junto ao foyer do Grande Auditório do Convento São Francisco onde o público vai poder contactar artistas, ilustradores e criadores e comprar os seus trabalhos – uma área de Artist’s Alley, designação conhecida dos fãs de BD.
A exposição de fatos Cosplay e o habitual desfile, em que os fãs se caracterizam com traje e acessórios o mais parecido possível com as suas personagens preferidas, vão ambos acontecer. No entanto, o desfile não será na vertente concurso. Pedro Cosme adianta que, ainda assim, haverá uma compensação.
Os mais novos vão também ser contemplados com conteúdos como a “Hora do Conto” ou curtas de animação.Nas curtas de cinema vão ser exibidas fitas como “O Grande Prémio”, “Os Sapatos do Louis”, “Entre Duas Irmãs”, “Todo-o-Terreno”, “A Mesa”, “Luce” e a “Rocha”. Para maiores de três anos, vão ser projetados “Lucy”, “Penas Coloridas”, “Girassol”, “Sobre Coati” e A Sopa de Franzy.
A inauguração acontece na sexta-feira, dia 10 de novembro, às 10h00 da manhã. Nesse dia a Coimbra BD decorre até às 21h00. O horário repete no sábado. No domingo a abertura é na mesma às 10h00 mas o encerramento acontece mais cedo às 18h00. A Coimbra BD tem entrada livre.
Como convidados vão marcar presença vários artistas, entre eles, Joana Afonso (autora do cartaz de 2023 do Coimbra BD), Joana Rosa, Rita Alfaiate, Jorge Coelho, Luís Louro, Miguel Mendonça, Dário Duarte (Derradé), Geek4Home, Leonardo Fonsalido, Catarina João, Inês Anacleto, Tiago Peralta e Yoarte (Edson).
Não vai faltar na Coimbra BD o ‘merchandising’ dedicado à cultura Pop. Um espaço para experimentar de forma livre os mais recentes lançamentos da indústria de jogos e jogos do passado, também está assegurado.
O universo dos filmes Star Wars de Jorge Lucas também vai estar presente no Convento São Francisco. Pedro Cosme explica como e acrescenta a componente solidária do evento.
No Convento São Francisco vai nascer um mural junto à Livraria Bruá em que cada artista convidado “vai acrescentar um ponto”, revelou o programador.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, presente na conferência de imprensa, acredita que os nove mil euros de apoio vão ser amplificados pelas mais de 40 atividades e espera que o futuro desenvolvimento sustentado do concelho permita aumentar o apoio a próximas edições do Coimbra BD.
A edição da mostra de Banda Desenhada de 2023 é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico. Na conferência de imprensa marcaram presença o vereador das Bibliotecas e Arquivos, Francisco Queirós e a diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Maria Carlos Pêgo.
Desde 2016 que a mostra de Banda Desenhada junta na cidade os que gostam das diferentes culturas de BD com os que têm curiosidade em conhecer a atualidade dos livros aos quadradinhos do passado. Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, revelou o encanto que tem pelo Homem Aranha.
Parte da programação ainda está em construção pelo que a organização solicita que o público esteja atento às redes sociais da Coimbra BD em facebook.com/CoimbraBD e instagram.com/coimbrabd/.