[object Object]

Secção de Jornalismo apresenta programa de comemoração do 40º aniversário

SJ/AAC pretende levar discussões sobre o jornalismo à comunidade. Luísa Macedo Mendonça mostra-se satisfeita pela colaboração de outras estruturas da academia às celebrações.

A Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC) celebra 40 anos no presente mês de outubro. A edição 315, publicada no passado dia 3, revela o extenso programa preparado para assinalar a data que começou na noite de terça-feira, dia 10, e que só termina a 4 de novembro, embora algumas atividades ainda não tenham data definida.

Em entrevista à RUC, a presidente da secção, Luísa Macedo Mendonça, explica que os eventos previstos são de diferente índole, passando por workshops, tertúlias, debates, sessões de cinema, convívios e exposições. De acordo com a dirigente, algumas ações formativas são ministradas por pessoas da SJ/AAC em parceria com núcleos de estudantes, enquanto outras são mediadas por jornalistas ou pelo Centro de Informática da AAC – o objetivo é alcançar toda a população conimbricenses e sensibilizá-la para as questões relacionadas com o jornalismo.

A proximidade a outros organismos da associação académica não se esgota nos workshops, pelo que se regista ainda a participação da RUC na festa marcada para o dia 31 nos jardins da AAC ou para a sessão de cinema em cooperação com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Para além destas atividades, Luísa adiantou que está previsto um debate sobre liberdade de imprensa ainda sem data marcada no qual deve participar o eurodeputado do Partido Socialista João Albuquerque e que esta quarta-feira se realizou uma tertúlia de jornalismo e democracia com os professores João Figueira e Rui Bebiano da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Nos 40 anos da secção de jornalismo, a presidente recorda que não só do Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra é feita a história do órgão. Por isso, espera-se ainda uma exposição fixa que recorde todos os projetos das últimas quatro décadas e uma outra mostra itinerante do trabalho da revista Via Latina, fundada em 1889 e que hoje não tem atividade.

Luísa Mendonça aproveita para convidar todos os interessados a juntarem-se à secção por intermédio do arquivo, que é o projeto com menos tempo do organismo, ou a tentar reerguer a revista Via Latina. Toda a informação sobre as comemorações pode ser encontrada nas redes sociais da secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra.

PARTILHAR: