Coimbra recebe manifestação “Casa para Viver” na tarde de sábado
Evento decorre a 30 de setembro na Praça 8 de maio. Coletivos e Movimentos de Coimbra juntam-se na defesa do direito à habitação.
A cidade de Coimbra vai receber a manifestação “Casa para Viver” . O evento decorre em vários pontos do país e vai reunir sete coletivos e movimentos na Praça 8 de maio, pelas 15:00. As entidades são Associação Chão das Lutas; Centro de Vida Independente; Grupo de Estudos Brasileiros Maria Quitéria; Movimento Os Mesmos de Sempre A Pagar;Movimento Porta Adentro e Movimento Porta a Porta.
As entidades organizadoras afirmam que o acesso a uma habitação digna, direito constitucionalmente consagrado, está em crise em Portugal. Segundo nota de imprensa, o preço médio de um quarto em Coimbra aumentou 32% entre 2021 e 2023.
Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Mariana Rodrigues, representante do Movimento Porta Adentro, explica os motivos desta manifestação.
A representante do movimento revela que foi confrontada por vários estudantes acerca de problemas relacionados com a habitação, no inicio do ano letivo.
Mariana Rodrigues classifica o programa “Mais Habitação” como insuficiente e pede medidas estruturais para a resolução deste problema.
A Manifestação começa às 15:00 de sábado, na Praça 8 de Maio.