[object Object]
11.09.2023POR Relatos RUC

Tiago Moutinho: “Vitória muito justa, devia ter acontecido nos 90 minutos”

Académica vence União para a Taça de Portugal por 3-0. Chico Bala e João Vítor marcaram no prolongamento. Técnico da Briosa destaca várias ocasiões de golo no tempo regulamentar.

A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF) venceu este sábado (9) o Clube União 1919 por 3-0. O jogo que opôs os dois clubes de Coimbra após 39 anos, referente à primeira eliminatória da Taça de Portugal, só foi decidido no prolongamento já que nos 90 minutos regulamentares o resultado era um empate sem golos. Francisco Ferreira (Chico Bala) com um golo e João Vítor com dois fizeram o resultado final que ditou a passagem da equipa da Briosa para a segunda eliminatória, onde vai defrontar o F.C. Oliveira do Hospital.

No final do jogo Tiago Moutinho teve uma palavra de agradecimento e apreço aos adeptos e apelou a que continuem a vir ao estádio dado que, segundo o treinador da AAC-OAF, os jogadores sentem muito esse apoio. Para o técnico assistiu-se a uma partida com forte entrada da Académica para resolver o jogo cedo e não deixar o União “acreditar”. O treinador destacou as muitas oportunidades de golo perdidas pelos estudantes e enalteceu a boa exibição de Mauro Leal, guarda-redes adversário.

Tiago Moutinho foi expulso aos 22 minutos. O técnico afirmou que foi expulso pelo árbitro Dinis Gorjão por ter dado uma volta ao banco de suplentes na altura em que o juiz estava a falar com ele. Segundo o treinador, o ocorrido não desestabilizou a equipa.

Para o técnico da Briosa, a equipa merecia ter resolvido a eliminatória nos noventa minutos. Ainda assim, Tiago Moutinho deu mérito à organização do União, que procurou sair em transição pelos corredores laterais e adiar o golo da Académica até ao prolongamento.

O treinador da AAC-OAF explicou as substituições feitas. Houve a entrada de um jogador mais fixo na área, João Vítor, e de Fausto para rematar de longe e ganhar mais vezes as chamadas “segundas bolas”. Outras substituições passaram por retirar jogadores que já tinham visto o cartão amarelo. O técnico realçou que a composição do plantel permite-lhe fazer adaptações consoante o que cada jogo pede.

Francisco Ferreira (Chico) entrou aos 64 minutos e marcou o primeiro golo da Briosa no início do prolongamento. O jogador afirmou que a Académica poderia ter marcado muito mais cedo e mostrou-se contente pelo ambiente vivido no estádio. Chico explicou ainda o golo que marcou, sublinhando que na altura não tinha a certeza de ter sido o autor.  O defesa direito costuma mostrar o bícep direito na comemoração dos golos. O atleta desvendou o mistério afirmando que tem tatuado no braço as datas de nascimento de pais e irmão.

A Académica volta a jogar para a Taça no fim de semana de 24 de setembro, em Coimbra, frente ao FC Oliveira do Hospital.

PARTILHAR: