[object Object]
09.09.2023POR Informação RUC

Treinadores da Académica e do União 1919 partilham vontade de vencer com fair-play

Conferência de imprensa de antevisão do derby da cidade de Coimbra revela que as equipas estão preparadas para a eliminatória da Taça de Portugal que junta a Briosa e o União, 39 anos depois do último desafio.

É já este sábado, dia 9 de setembro, que Coimbra volta a ser palco de um jogo entre os dois históricos emblemas da cidade, a Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) e o União 1919, desta vez para uma eliminatória da Taça de Portugal.

Seria necessário recuar a 6 de maio de 1984, ao antigo Estádio Municipal de Coimbra, para recordar a última partida entre os dois clubes da cidade, na ocasião a disputar ambos a II Divisão Nacional – Zona Centro, com a vitória a sorrir à Briosa (na altura Clube Académico de Coimbra), que, também neste ano, viria a subir à I Divisão Nacional.

A conferência de imprensa de antevisão do jogo foi conjunta, com ambos os treinadores, Tiago Moutinho da Académica e João Pedro Duarte do União 1919, e no seguimento do espírito que tem marcado as várias iniciativas desta semana para promover o desafio como festa do futebol da cidade de Coimbra.

Tiago Moutinho refere que a Briosa procurou durante a semana consolidar o trabalho que tem vindo a ser feito e afirma-se ciente da responsabilidade do jogo entre os dois históricos da cidade, perceção que os jogadores também ganharam ao longo dos últimos dias.

No que diz respeito à motivação, o treinador da Académica explica que a equipa está focada no jogo e quer muito vencer, não só por se tratar de um derby da cidade, mas também porque deseja seguir em frente na Taça de Portugal.

João Pedro Duarte, técnico do União 1919, começa por destacar a visibilidade e cobertura mediática do jogo, o que constitui uma oportunidade para valorizar o trabalho da equipa técnica, dos jogadores e do Clube.

“Vai ser um jogo de futebol onde ambas as equipas vão dar o seu melhor”, assume o treinador unionista que sente a equipa motivada para ganhar o desafio.

Ambos os treinadores convidam a cidade a ir ao estádio para assistir ao que desejam que venha a ser uma “festa”, com a partida que volta a colocar frente a frente os dois rivais históricos do futebol de Coimbra. A partida realiza-se no estádio Cidade de Coimbra, às 17h30. A RUC vai ter uma emissão especial que começa pelas 15h30, com convidados especiais, entrevistas a adeptos e muitas recordações, a que se seguirá o relato.

Tudo a acompanhar em 107.9 FM ou em ruc.pt, com os Relatos RUC.

PARTILHAR: