Autarca de Coimbra critica Governo pela demora na resposta a aumento de capital do fundo Coimbra Viva
Há mais de um ano para saber se o governo vai acompanhar o aumento de capital do fundo através do qual a Câmara de Coimbra pretende construir uma residência de estudantes na baixa da cidade, presidente da Câmara de Coimbra solicitou reunião “urgente” à ministra da Habitação.
Mesmo que não haja resposta positiva, a residência universitária na baixa da cidade vai avançar, confirmou José Manuel Silva à RUC, após reunião do executivo da última segunda-feira dia 4 de setembro.
Ainda assim considera que “não se pode aceitar, sendo, alegadamente, uma preocupação da parte do governo as residências universitárias, que demore mais de um ano para responder sim ou não”.
Caso o Governo não responda positivamente ao aumento de capital o município de Coimbra avança com a construção da residência de estudantes.
Na conversa que espera ter, assim a ministra da Habitação agende a reunião que o autarca solicitou através de carta, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai querer saber as razões que levam o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, através do qual o Governo participa no Coimbra Viva, a demorar tanto tempo a responder a um aumento de capital de cerca de 600 mil euros.
José Manuel Silva lembra ainda um outro caso de uma residência de estudantes que o atual governo inscreveu num projeto-lei e que também “nunca mais avançou” e que o Diário as Beiras noticiou.
O presidente da Câmara de Coimbra não compreende o “silêncio do governo” nem dos vereadores do Partido Socialista que fazem do executivo camarário e que se abstiveram na votação do aumento de capital do “Coimbra Viva” na reunião de Câmara que votou os empréstimos bancários.
A residência para estudantes na baixa de Coimbra é uma promessa eleitoral da coligação que governa o concelho de Coimbra – Juntos Somos Coimbra. A coligação é formada pelos partidos PSD, CDS-PP, Nós – Cidadãos!, PPM, Volt, RIR e Aliança a que se juntaram os elementos do movimento Somos Coimbra que integraram as listas no partido Nós, Cidadãos!
Já o Fundo “Coimbra Viva” é um fundo gerido pelo FundBox SGOIC, iniciou a atividade a 3 de Maio de 2011 e e dedica-se à reabilitação da Baixa de Coimbra. Tem como investidores institucionais a Câmara Municipal de Coimbra e o IHRU tutelado pelo Governo.
Fotografia: CMC