[object Object]
04.09.2023POR Rui Rodrigues

Académica vs União: o regresso de um derby com história

Quase 40 anos depois, o sorteio da Taça de Portugal colocou frente a frente a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol e o Clube União 1919. Revisitamos a história de um derby que terá acompanhamento especial por parte da RUC.

São dois clubes de Coimbra, pelo que Académica e União sempre foram rivais e com massa adepta diferenciada. O União mais ligado às classes trabalhadoras do comércio e indústria, com grande implantação na Baixa de Coimbra. A Académica intimamente ligada à Academia, Universidade e aos estudantes. Os Estádios da Arregaça e o Santa Cruz eram os campos usados por União e Académica para os jogos na condição de visitados. Depois, com a construção do Estádio Municipal de Coimbra, ambas as instituições começaram a jogar ali, no velhinho Calhabé. Apesar de rivais na cidade (rivalidade explicada até por razões sociológicas intrínsecas aos adeptos de um e outro – se do lado da Académica o clube rival era dos chamados “futricas”, do lado do União reivindicava-se o estatuto de clube da cidade em contraponto ao dos estudantes), a verdade é que, durante muitos anos, sucessivas gerações de estudantes saíam licenciados de Coimbra e com um amor vitalício pela Académica. O União mantinha os seus adeptos mais na região com forte cunho popular. Havia até  cafés frequentados por adeptos de um e outro clube: a Coimbra dos cafés isso proporcionava pelo menos até à década de 80 quando a Baixa de Coimbra era o verdadeiro centro de atividade comercial da cidade.

Diário de Coimbra, 12 de Novembro de 1979

Apesar da rivalidade, a verdade é que não houve muitos jogos entre os dois emblemas da Lusa Atenas. Muitas épocas a disputarem campeonatos de divisões diferentes, os dois rivais raramente se encontravam no escalão sénior. Em 1948, no Campeonato Nacional da 2ª Divisão Zona Centro, o União ganhou os dois jogos contra a Académica, ambos por 1-0. Após esse campeonato, não mais o União ganharia à Académica. De 1979 a 1984, 6 vitórias para a Académica e dois empates – uma das vezes a vitória foi dada à Académica, num jogo que não terminou devido a uma invasão de campo feita do lado da antiga Central B por adeptos do União. Estávamos a 11 de Novembro de 1979 e, num jogo a contar para a Zona Centro da 2ª Divisão, na sequência da expulsão do jogador Ribeiro do União, a invasão de campo fez o jogo terminar aos 64 minutos. A Académica vencia por 1-0, mas para a história ficou o resultado ditado pela Federação de 3-0.  Para a história também fica a designação Clube Académico de Coimbra (CAC), usada entre 1974, altura da extinção da Secção de futebol da AAC, e 1984, ano em que a Académica volta a estar na “casa-mãe” (agora não como secção desportiva, mas como um Organismo Autónomo de Futebol da Associação Académica de Coimbra). E foi como CAC e Clube de Futebol União de Coimbra (CFUC) que aconteceu o último jogo entre estes dois clubes de Coimbra. A seis de Maio de 1984, na 29ª jornada do campeonato da 2ª divisão – Zona Centro, a Académica (na altura CAC) vencia por 2-3 o na altura  CFUC. O União de Coimbra teria também vida desportiva e associativa atribuladas que levaram o clube para as competições distritais em 2007 (a equipa sénior deixou mesmo de existir em 2009) , culminando em 2016 com a extinção e criação do Clube União 1919. Os dois clubes nunca se encontraram numa competição que não a 2º divisão. Em 1972/73, o União teve a sua única participação na 1ª Divisão Nacional, mas a Académica estava na 2ª Divisão. Na época seguinte, o União desceu e a Académica subiu.

Diário de Coimbra, 7 de maio de 1984

Assim, desde 1984 que não há jogos de equipas séniores entre Académica e União. O acaso do sorteio da Taça de Portugal junta-os de novo, 39 anos depois. Muitos dos adeptos de ambos os emblemas que vão estar no Estádio nem nascidos eram em 1984. Muitos não viram nunca um jogo oficial dos séniores das duas equipas. Haverá, no entanto, muitos que se lembram desses jogos e muitos ainda que se lembram de rivalidades antigas com muito mais de 40 anos. Estão lançados os inúmeros motivos de interesse para o jogo entre Académica e União. Coimbra deveria aderir em peso e marcar presença no jogo, na festa. Seja para puxar por Académica ou União, seja para sair contente ou triste com o resultado, mas para assistir a um derby raro e que não se sabe quando poderá acontecer de novo. Como não podia deixar de ser, RUC vai lá estar com uma emissão especial que começa pelas 15h30, com convidados especiais, entrevistas a adeptos e muitas recordações!

 

PARTILHAR: