Imagem principal
31.07.2023POR Isabel Simões

CM de Coimbra assina protocolos com AMI, SORRISO e Integrar

Com um valor global de 13.500 euros os protocolos destinam-se a dar suporte ao Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, da Equipa de Rua e a apoio financeiro para comparticipar no projeto “Para um Ninho mais sorridente”.

O protocolo com a Associação Integrar tem como fim apoiar financeiramente custos do subarrendamento dos locais onde vão funcionar as respostas sociais Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e da Equipa de Apoio Social Direto (EASD) – Equipa de Rua.

“Parceiros” do Município na Casa Aninhas, a Associação Integrar vai ter de continuar as suas atividades na Av Fernão de Magalhães. Com o protocolo, ontem assinado,  o Município atribui o apoio financeiro, no valor de 4.200 euros.

Já o documento formalizado com a Fundação AMI – Porta Amiga de Coimbra tem como objetivo definir regras, princípios e procedimentos para a atuação da entidade gestora do Fundo Municipal de Emergência para População em Situação de Sem-Abrigo. Para esta função a Câmara de Coimbra aprovou  o valor de 2.000 euros.

Ana Cortez Vaz, vereadora com a responsabilidade da Ação Social na Câmara Municipal de Coimbra, destaca para a comunicação social a importância do trabalho da Associação Integrar e da Fundação Assistência Médica Internacional (AMI) – Porta Amiga de Coimbra nas Equipas de Rua.

Com a SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, foi assinado um contrato-programa que atribui apoio para comparticipar a realização do projeto “Para um Ninho mais sorridente”. Na Reunião de Câmara de 19 de junho, foi aprovada a proposta de apoio financeiro à Associação, no valor de 7.312,20 euros .

Lembramos que a SORRISO tem como missão “acolher crianças em situação de perigo. A Associação desenvolve respostas no âmbito do acolhimento temporário. Presta serviços a crianças privadas de meio familiar, dos zero aos seis anos”.

Uma instituição que faz “um trabalho extraordinário” e que num “mundo mais ideal” não teria necessidade de existir, nas palavras de Ana Cortez Vaz.

Na assinatura dos protocolos no Salão Nobre do Município, no último dia de julho, além das entidades beneficiárias e da vereadora da Ação Social, marcou presença o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

O presidente da Câmara de Coimbra destacou a importância de apoiar estas instituições.

A autarquia formalizou também com a Associação Integrar a adesão à Rede Nacional de Equipas de Rua.  A integração do Município na rede vai permitir à Equipa Móvel de Intervenção Social da autarquia melhorar os serviços prestados à população em situação de Sem-Abrigo, adianta o Município em comunicado.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: