[object Object]
29.06.2023POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra contratualiza apoios para atividade permanente de associações de juventude

Associação Académica de Coimbra e Coro Misto da Universidade de Coimbra vão receber quatro mil euros cada. Uma grande parte dos 70 mil euros atribuídos cabem a associações de estudantes, a tunas ou grupos culturais a eles ligadas.

São 27 as associações juvenis que vão receber de forma diferenciada valores que vão de mil euros a 14 mil euros, num total de 70 mil euros para atividade permanente. Ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Junta Regional de Coimbra, que reúne sete agrupamentos, coube o maior valor atribuído, 14 mil euros.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, considera que só aumentando o valor da receita do Município vai ser possível alargar os apoios.

Para o presidente da Câmara de Coimbra apesar de os jovens serem “o futuro”, “não é o momento mais feliz para apoiar as instituições juvenis”, uma vez que a subida da inflação e as consequências da guerra na Ucrânia aumentaram a despesa do município o que limitou o valor atribuído.

À cerimónia de assinatura dos protocolos do Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para a Atividade Permanente 2023, realizada ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, compareceram representantes das instituições, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva e o vereador com o pelouro da Juventude, Carlos Lopes.

O responsável pela juventude lembrou a nova divisão criada na estrutura da Câmara Municipal para acompanhar as problemáticas dos mais jovens.

Segundo nota do Município “os apoios municipais visam estimular a criatividade e a inovação das atividades desenvolvidas pelos jovens e criar condições para o crescimento e descentralização das atividades levadas a cabo pelas associações juvenis”.

Lembramos que o Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para Atividade Permanente relativo a 2023 foi aprovado em reunião de Câmara de maio.

O mesmo apoio relativo ao ano passado, no valor de 23.500 apoiou 13 associações juvenis, foi aprovado apenas em março de 2023,  o que provocou vários momentos de crítica por parte dos vereadores afetos ao Partido Socialista.

PARTILHAR: