UC atribui Doutoramento Honoris Causa a diretor da OMS
Gestão da pandemia, percurso profissional e académico justificam atribuição de grau académico pela UC.
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanon Ghebreyesus, responsável pela gestão da pandemia da Covid-19, vai receber o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia vai decorrer no próximo dia 28 às 10h30 na Sala dos Grandes Atos.
O atual diretor-geral da OMS foi o nome indicado por Carlos Robalo Cordeiro, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Para o professor, este reconhecimento é entregue a uma autoridade da área científica e com um trabalho de relevo global, sobretudo relacionado com o período da pandemia.
O percurso profissional do atual diretor da OMS é vasto e desde há muito que tem dado nas vistas. Tedros Ghebreyesus foi, durante mais de dez anos, ministro da saúde e dos negócios estrangeiros da Etiópia, de onde é natural. Durante o seu tempo enquanto diretor regional de saúde, teve um papel importante na gestão de surtos de malária. Carlos Robalo Cordeiro sublinha que o diretor da OMS teve também um percurso académico de grande relevo.
Para o diretor da FMUC, a forma como a pandemia foi gerida é uma das razões para a atribuição deste doutoramento, sobretudo como reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde.
Para Robalo Cordeiro, para além de um momento simbólico, esta atribuição é motivo de orgulho para a Universidade de Coimbra.
O atual diretor da Organização Mundial de Saúde, o primeiro africano a desempenhar esta função, foi eleito para o cargo em 2017 e reconduzido em 2022 para um segundo mandato de 5 anos.
FOTO: Organização Mundial de Saúde (OMS)