[object Object]

Câmara de Coimbra admite incluir outros clubes além da AAC/OAF no acordo do Estádio Cidade de Coimbra

Município de Coimbra quer ter maior tutela sobre o Estádio Cidade de Coimbra e não coloca de lado a possibilidade de abrir futuro acordo a outras entidades. Negociações com a AAC/OAF vão começar e presidente da Câmara quer participação do Município nos proveitos com origem nos espaços comerciais

A denúncia do Acordo de Utilização do Estádio Cidade de Coimbra pela AAC/OAF foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal de hoje, segunda-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva, lembrou à comunicação social, no final da reunião, que o Estádio Cidade de Coimbra é património Municipal, construído e pago pela Câmara Municipal e ainda está a ser pago.

O protocolo inicial foi concretizado em 2004, o autarca lembrou que as coisas evoluem e que, apesar da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) representar muito para a cidade, “há outras entidades que já estão a utilizar as instalações”.

A atribuição em “exclusividade” a um só clube, no entendimento de José Manuel Silva, deixou a Câmara Municipal, numa posição “subalternizada”.

Afirmando não querer pôr em causa o futuro da Académica, o autarca esclareceu durante a sessão que os compromissos que existem “serão sempre respeitados” e revelou que a decisão de rescisão do acordo foi colocada antes da cativação da receita auferida pela AAC/OAF com o concerto dos Coldplay.

Segundo José Manuel Silva, a Câmara Municipal tem de ter alguma tutela sobre o Estádio Cidade de Coimbra e não estar dependente do “poder discricionário de um só clube”. O presidente da Câmara de Coimbra respondia deste modo a questões colocadas pela vereadora do Partido Socialista, Regina Bento.

O autarca lembrou que há mais clubes e modalidades que podem representar Coimbra para além da AAC/OAF e do futebol. A título de exemplo mencionou o eterno rival da Académica que tem tido bons resultados.

A questão dos proveitos dos espaços comerciais do Estádio Cidade de Coimbra também foi abordada pelo presidente da Câmara de Coimbra. José Manuel Silva garantiu que tudo vai ser avaliado e conversado com a AAC/OAF.

Quanto ao reforço de 200 mil euros previstos para reparar o relvado do Estádio Cidade de Coimbra depois do concerto dos Coldplay, o presidente da Câmara de Coimbra informou que a verba prevista não vai ser precisa na totalidade. O autarca adiantou que em princípio devem ser necessários apenas 50 mil euros. Sobre a intervenção na pista de tartan, responsabilidade do promotor, o autarca avançou que as intervenções vão ser mínimas, uma vez que o promotor protegeu a pista com material adequado.

Outro dos assuntos abordados pelo executivo ainda no período de antes da ordem do dia  foi o apoio camarário às Repúblicas de estudantes de Coimbra. O vereador com o pelouro da juventude, Carlos Lopes anunciou que o regulamento está a ser ultimado. Uma ‘draft’ vai ser apresentada na próxima sexta-feira, no Conselho Municipal da Juventude que vai ter lugar na Casa Municipal da Cultura.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: