[object Object]
16.06.2023POR Inês Santos

Dar oportunidade à Paz é a premissa das manifestações criadas pelo CPPC

Consciencializar a sociedade das atrocidades da guerra e lutar por uma nova oportunidade pela Paz, são os focos das manifestações desenvolvidas, de norte a sul do país, pelo Conselho Português para a Paz e a Cooperação.

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC), continua a criar iniciativas para aqueles que querem dar uma oportunidade à paz. Dia 16 de junho foi o Largo da Portagem de Coimbra, o “palco” da manifestação cujo lema se centra na premissa “Parar a Guerra! Dar uma Oportunidade à Paz!”.

Em conversa à Rádio Universidade de Coimbra, Manuel Matos Bastos, membro do CPPC, contou-nos mais sobre o desenrolar da manifestação e quais as razões que impulsionam estes membros à realização deste tipo de manifestações.

O entrevistado pede, primeiramente, para que os cidadãos, jovens e não jovens, se manifestem por este direito tão valioso. Segundo este, enquanto o mundo estiver sob a alçada de guerras,  o CPPC vai sempre ter razões para continuar a luta pela Paz e a consciencialização da sociedade em comunhão com o Governo.

No que toca ás palavras de ordem expelidas pelos manifestantes, de todo o país,  que marcham pela Paz mundial , o membro da CPPC, delimita algumas que assegura serem mais impactantes. “Paz sim, guerra não” é a principal filosofia, segundo o entrevistado.

Outras expressões de ordem que saem das cordas vocais dos manifestantes são “Negócio quer a guerra e o povo quer a paz” uma frase que cria um retrato sobre o lucro subtraído das guerras que vai, sobretudo, para os negócios de cariz militar, afirma; “A Paz é um direito e sem ela nada feito” e a mais habitual “Paz sim, armas não”.

Manuel Matos Bastos, denota a forte adesão sentida pelos membros do CPPC na manifestação decorrida na cidade coimbrã, sobretudo por uma camada etária mais jovem. Em junção com os gritos do protesto, foi também dada voz a dois intervenientes. Primeiramente assumiu o megafone Helena Barbosa, membro do conselho nacional do CPPC. Em segundo, um elemento do núcleo implementado em Coimbra do CPPC, Diogo Vale, impulsionou a voz igualmente pela oportunidade à Paz.

No ano passado foram várias as manifestações, em todo o país, que tinham, ainda, em vista a permanência da Paz em todo o globo, sendo esta a 2ª iniciativa, do CPPC, ao nível nacional.

FOTOGRAFIA: Campeão das Províncias

PARTILHAR: