[object Object]

Em Coimbra Jardim Botânico da Universidade visita Escolas do Concelho

Desde o ano letivo passado, a iniciativa “O Jardim vai à Escola” visitou todas as escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 250 anos da fundação do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. No balanço final, o Jardim Botânico deixou a ideia de recriar um concurso sobre Jardins nas Escolas.

Os bambus são as plantas que crescem mais rápido na terra alguns crescem um metro por dia”, contava a investigadora Joana Cabral Oliveira a uma plateia de gente bem pequena da Escola EB1 de Solum Sul, esta manhã, quando a RUC chegou. Durante cerca de uma hora, a investigadora deu a conhecer o Jardim e a história das suas árvores e plantas. Por fim, Joana Cabral Oliveira deixou um desafio à plateia presente na biblioteca da escola.

O apreço pela natureza e a valorização da biodiversidade levou o jardim Botânico da Universidade de Coimbra a visitar no ano letivo passado, a partir de 2022, 21 escolas, 44 turmas e 687 alunos. Já este ano letivo foram visitadas 33 escolas, 74 turmas, num total de 1556 alunos.

“Se conseguirmos que eles venham mais vezes ao jardim com as famílias é uma vitoria”, esclareceu a diretora do Jardim Botânico, Teresa Girão. Para a responsável, o fim último passa pela importância de os mais novos aprenderem a valorizar os recursos e a biodiversidade.

A vereadora com a responsabilidade da Educação na Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz revelou a surpresa que teve por “muitos dos alunos não conhecerem o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”. A iniciativa teve como um dos objetivo mostrar às crianças que existe um jardim onde se pode correr e brincar e conhecer árvores extraordinárias, mencionou Ana Cortez Vaz.

A parceria Câmara Municipal versus Jardim Botânico está protocolada e são muitas as iniciativas passadas e futuras. Para a diretora do Jardim Botânico novos projetos “vão estar na calha”. Teresa Girão deixou a ideia de ajudar à realização de um concurso sobre Jardins nas Escolas.

Ana Cortez Vaz mostrou disponibilidade para acabar com o “alcatrão nas escolas “ e de estimular os centros escolares com jardins de infância a promoverem o contacto das crianças com a terra. Devolver a natureza às escolas sem impermeabilizar os solos foi considerado fundamental pela vereadora.

“O Jardim vai à Escola começou na Escola de Almalaguês em 2022 ainda num tempo de pandemia e de uso de máscaras e terminou hoje na Escola EB1 de Solum Sul.

PARTILHAR: