[object Object]

Cidadãos por Coimbra quer saber o que vai acontecer à Casa da Escrita

CpC lamenta que o Município de Coimbra nunca tenha dado resposta à aquisição da casa de Jaime Cortesão em São João do Campo e teme pelo destino da Casa da Escrita

A Casa da Escrita de Coimbra, casa de família do poeta João José Cochofel, na Alta de Coimbra, acabou na posse da Câmara Municipal de Coimbra, com um intuito de utilização pública para a promoção da cultura e literatura originárias da Cidade.

Com a possibilidade de cedência deste espaço, a uma associação privada, o movimento Cidadãos por Coimbra, exprime o desejo de que qualquer alteração no estatuto da Casa, seja precedido da devida auscultação por parte dos órgãos municipais. Jorge Gouveia Monteiro, coordenador do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), enumerou as diferentes razões que fazem da Casa da Escrita um imóvel histórico da Cidade.

O coordenador do movimento Cidadãos por Coimbra, revelou que houve uma proposta para o Município adquirir a casa Jaime Cortesão em São João do Campo para a integrar num projeto do museu da língua portuguesa. Esta proposta foi feita com o intuito de não ser necessário abdicar de uma unidade cultural dedicada à escrita e à literatura de Coimbra, como é o caso da Casada Escrita.

Em relação ao porquê do CpC ter feito um comunicado de imprensa no dia 15 de junho, Jorge Gouveia Monteiro disse que como órgão que representa os cidadãos conimbricenses, tem o dever de agir como tal e dar voz às preocupações dos munícipes.

No próximo dia 29 de Junho, vai haver uma reunião com o órgão máximo a Assembleia Municipal de Coimbra, no qual se discutirá o futuro da Casa da Escrita.

Da parte da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está prevista a realização de várias iniciativas no espaço que se prendem com uma colaboração com a Associação Portugal-Brasil 200 anos (APBRA).

Entre os dias 23 de junho e 2 de julho, a casa recebe o primeiro Ciclo Cidadania da Língua. De acordo com nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal, “a iniciativa é o primeiro passo para a inauguração da Casa da Cidadania da Língua, que ocorrerá em Coimbra em outubro de 2023″.

No sábado, dia 1 de julho vai decorrer na Casa da Escrita um debate sob o lema “Coimbra n(o) centro da Língua | Ciclo Cidadania da Língua”.

A CMC lembra que “O Ciclo Cidadania da Língua é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito do protocolo de cooperação internacional no âmbito das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil, assinado entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), o Senado Federal do Brasil e a Universidade de Coimbra”.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: