Imagem principal
09.06.2023POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra lança campanha de sensibilização sobre prados urbanos

Com o lema “É mesmo assim!”, a campanha vai mostrar aos conimbricenses a importância da transformação de espaços verdes ou jardins em prados urbanos, menos consumidores de água e mais amigos da biodiversidade. A iniciativa vai passar por serem colocadas placas explicativas em oito espaços verdes do concelho.

Com frases como …“Este prado não está a ser cortado (ou regado) … É mesmo assim!”, as placas pretendem alertar os munícipes para “a importância de uma paisagem mais consentânea com o nosso clima e que poupa imensa água” realçou o vereador dos Espaços Verdes e Jardins, Francisco Queirós, hoje, no lançamento da campanha, junto à ciclovia do Vale das Flores.

A nova filosofia começou a ser pensada durante a pandemia. Quer ser mais respeitadora dos ciclos biológicos e, por essa razão, não vai ser de estranhar que o aspeto dos prados seja no outono e inverno mais verde, na primavera florido e pujante, enquanto no verão podem ficar mais amarelados. Isso não significa que estejam a ser maltratados, antes pelo contrário, promovem o aumento da biodiversidade ao nível de espécies vegetais e insetos, elucida a Câmara Municipal em comunicado.

Como disse o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, “Estes prados são mesmo assim!”.

Alguns dos espaços verdes da cidade estão a ser reconvertidos em prados, “desligando a rega e deixando que a natureza faça o seu trabalho”, clarificou José Vilhena, chefe da Divisão de Espaços Verdes e Jardins da Câmara Municipal de Coimbra.

Para o presidente do Município de Coimbra, importante nas campanhas é “modelar a mentalidade das pessoas”, esclarecendo-as. “Os prados são fundamentais para a resiliência das cidades”, disse. Segundo José Manuel Silva, Coimbra está cada vez mais preocupada com o futuro ambiental.

Nesse sentido o autarca lembrou que os serviços camarários também já deixaram de usar herbicidas.

Talude da ciclovia do Vale das Flores, espaço à saída da Ponte Rainha Santa Isabel, separador da Avenida Bissaya Barreto (junto ao BCG), Pista BMX, talude do Centro Escolar Solum Sul, Jardim Mendes Silva, triângulo na rua Jorge Anjinho e triângulos do Jardim da Casa do Sal vão ostentar as novas placas.

Joana Sobral, arquiteta paisagista da Câmara Municipal esclareceu que os prados urbanos vão ter várias formas, em alguns vai ser possível a população praticar algum desporto, como é o caso do prado do talude da ciclovia do Vale das Flores. Tendo em conta o aumento da falta de água no futuro, neste prado foi criado um pequeno charco de retenção da chuva.

A campanha encerra a primeira fase de execução do Plano Municipal de Redução e Contingência para o consumo de água de rega de Espaços Verdes para 2023. O programa pretende reduzir o consumo de água de rega, na ordem dos dez por cento, em relação ao ano passado.

PARTILHAR: