[object Object]
18.05.2023POR Informação RUC

Serenata Monumental dá início à Queima das Fitas

À meia noite soam os primeiros acordes das guitarras no Paço das Escolas e tem início mais uma edição da Queima das Fitas.

Respeitar a tradição, a técnica e o legado da Canção de Coimbra. É este o mote da serenata que tem lugar esta noite no Paço das Escolas.

O grupos Inquietação e Fado D’Anto, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra(SF/AAC), apresentam alguns temas clássicos da Canção de Coimbra e também temas originais, com destaque para a já tradicional balada da despedida.

No que diz respeito aos intérpretes, o presidente da SF/AAC, João Sousa, diz que o assunto das mulheres a cantar deve ser encarado de forma natural, e revela que ainda não vai ser este ano que se vão ouvir vozes femininas na serenata.

Quanto à organização, João Sousa acredita que o método de controlo de entradas por pulseira foi escolhido, pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas de 2023, por motivos de segurança. No entanto o dirigente não deixa de fazer as suas críticas.

Não é este ano que a Serenata regressa à Sé Velha. O presidente da SF/AAC compreende que as obras da cidade se estendam também ao largo mítico das serenatas, mas diz que a alternativa é também um local digno.

O dirigente pede a todos os que estiverem a assistir que mantenham o silêncio para que possam desfrutar do momento tão especial para todos os estudantes.

A Serenata Monumental, que para muitos significa o adeus ao percurso académico ou à própria cidade, dá início oficial a mais uma edição da Queima das Fitas. Para aqueles que não conseguiram pulseiras, que dão acesso ao Pátio das Escolas, a serenata será transmitida em ecrãs instalados junto à Porta Férrea. Como sempre, a RUC transmite a serenata a partir da meia-noite.

Fotografia: Notícias UC

PARTILHAR: