Imagem principal

FCTUC lança projeto para revolucionar a indústria pirotécnica

Projeto da UC quer tornar indústria pirotécnica mais sustentável e segura. Joana Quaresma acredita que resultados podem expandir para a indústria automóvel e combate a incêndios.

O Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um projeto para tornar o fabrico de dispositivos pirotécnicos mais seguro e sustentável. O “FreePyro Igniter” consiste no desenvolvimento de um iniciador de dispositivos de pirotecnia sem componentes tóxicos e perigosos para o ambiente e para a segurança humana.

A investigadora que integra o projeto, Joana Quaresma, refere que a ideia surge das necessidades industriais das empresas de pirotecnia, como uma preocupação em melhorar o transporte dos dispositivos e torná-los mais seguros e confortáveis.

Outra preocupação do projeto relaciona-se com a segurança no trânsito dos equipamentos de pirotecnia. A investigadora explica que iniciar o desenvolvimento pode reduzir o risco de acidentes.

O projeto está a ser criado para aplicação direta na indústria pirotécnica. Porém, Joana Quaresma afirma que se pretende a sua expansão para a indústria automóvel e para o combate a incêndios.

Joana Quaresma acredita que a industrialização da aplicação do projeto vai tornar o transporte dos iniciadores pirotécnicos mais fácil e de custo reduzido. A investigadora acrescenta que vai permitir aumentar a segurança no trabalho.

Os principais desafios na criação do iniciador pirotécnico relacionam-se com a demanda de energia dos sistemas de tiro e com a mudança dos componentes do iniciador. A investigadora refere que irá produzir um sistema de tiro novo que requer mais energia e tornar o iniciador mais seguro e também livre das substâncias tóxicas atualmente utilizadas.

O projeto em curso é financiado pelo programa Portugal 2020 e resultou de uma aplicação realizada pela FCTUC em conjunto com a empresa “Propyro”. Os investigadores que integram o “FreePyro Igniter” são Ricardo Mendes, Joana Quaresma, José Carlos Góis, Bianca Sterbling e João Pimenta.

FOTO: FCTUC

PARTILHAR: