[object Object]
11.05.2023POR Isabel Simões

PS e CDU preocupados com restrições motivadas por concertos dos Coldplay

Corte integral da circulação pedonal e rodoviária, desde as 23h00 do dia 16 às 02h00 do dia 19, e das 23h00 do dia 19 às 02h00 do dia 22, na zona envolvente do Estádio Cidade de Coimbra, com exceções para os moradores e para quem trabalha na zona, motiva perguntas do PS na reunião de Câmara da última segunda-feira, dia 8 de maio. Já a CDU considera excessiva a proibição da venda ambulante nas imediações do Estádio.

Devido a realização dos concertos dos Coldplay nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio, no Estádio Cidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, em diálogo com as forças de segurança e da proteção civil, impôs condicionamentos de trânsito, nas imediações do Estádio, entre os dias 16 e 22 de maio, e interdição de estacionamento já a partir de dia 6.

A vereação socialista entende que há perguntas por responder e solicita esclarecimentos a comerciantes e moradores da zona. Regina Bento, vereadora do Partido Socialista (PS), coloca questões sobre como vão funcionar os estabelecimentos cuja atividade não se compadece com a venda ao postigo como uma farmácia, uma clínica e mesmo serviços clínicos do IPO deslocalizados devido a obras na unidade hospitalar da cidade. De acordo com a vereadora do PS, “as pessoas só sabem que há cortes inclusive na circulação pedonal”.

Para a vereadora socialista seria “muito importante que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) passasse porta a porta junto dos estabelecimentos para que os comerciantes informem os seus clientes de forma a minimizar possíveis prejuízos”.

Os “estabelecimentos fixos de restauração e/ou bebidas vão poder efetuar venda ao postigo diretamente para a rua ou através da instalação de balcões à porta dos estabelecimentos nos dias dos concertos”. Já a venda ambulante está proibida entre as 00h00 do dia 17 e a dissolução do perímetro de segurança com o último concerto do dia 21.

O vereador da CDU considera que dentro do perímetro teria sido possível encontrar um espaço para a prática.

Em relação às exceções aos moradores, o controlo vai ser realizado pela Polícia de Segurança Pública em vários pontos, pelo que os condutores devem estar munidos de um documento que ateste a sua morada (documento do veículo, qualquer documento pessoal que inclua a informação da residência do trabalho, da escola, uma simples fatura de água, gás ou de eletricidade),

Às críticas de que as restrições deviam vir a ratificação em reunião de Câmara, antes de serem divulgadas, como foram em conferência de imprensa no dia da reunião do executivo pela manhã, o presidente do município, José Manuel Silva, responde com a urgência do processo e da necessidade de informar as pessoas. Já em relação aos incómodos causados à população de Coimbra pelas condicionantes de segurança, o presidente faz uma analogia com as festas académicas.

Quanto à proibição da venda ambulante nas imediações do Estádio, José Manuel Silva afirma que a decisão teve a ver “com razões de segurança”.A restauração sedentária está autorizada a trabalhar “com normalidade mas se quiserem podem fazer vendas ao postigo”, diz.

Para o presidente da Câmara de Coimbra os concertos dos Coldplay colocaram “Coimbra nas bocas do mundo” e as vantagens económicas são superiores aos prejuízos.

A vereadora da Ação Social e Educação, Ana Cortez Vaz, informa que as escolas públicas vão continuar a funcionar e que o transporte das crianças com necessidades especiais está acautelado.
Ana Bastos, vereadora com a responsabilidade da mobilidade apela ao público que vem para os concertos que use o transporte coletivo. Com esse propósito está em curso o aluguer de autocarros para reforço de algumas linhas dos SMTUC. O custo do aluguer pode ir até aos 78 mil euros, no entanto a vereadora espera que fique abaixo do valor cabimentado.

Quanto à implementação de uma zona amarela a começar nos Arcos do Jardim que vai condicionar a circulação motorizada a transportes públicos, moradores, acesso ao Centro Comercial Alma e empresas prestadoras de serviços, a vereadora informou que a medida tem como objetivo “defender os habitantes locais”.

Imagem: CMC

PARTILHAR: