[object Object]

“Forças vivas” da cidade comemoram Dia da Europa no 64º aniversário da AAEC

Encontro entre AAEC, AAC, UC e CMC serviu para repensar passado e futuro da democracia. “O ponto de partida para enfrentar os populismos e extremismos que fazem perigar o regime democrático é a Universidade”, afirma o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.

As comemorações do Dia da Europa, que coincide com a data em que se celebra o aniversário da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), aconteceram na tarde desta segunda-feira na sede do coletivo de ex-alunos da Universidade de Coimbra (UC). O evento contou com a presença de “quatro das forças vivas da cidade”, para citar o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva: a Universidade de Coimbra (UC), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

Tendo sido o primeiro a intervir, João Nuno Calvão da Silva destaca o papel da Universidade no combate aos populismos, uma vez que existe enquanto “escola de valores” .

O presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra Jorge Castilho afirma que é dentro da Universidade que se encontra o carvão que aquece os vários saberes. É com esses pressupostos que podemos denominar a Universidade de Coimbra como “pioneira do ideal europeu”.

O vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) Renato Daniel conta que, no dia 17 de Abril, o “eterno” presidente da AAC Alberto Martins chamou a atenção da juventude para se levantar, voltar a ter a sua voz e o seu espaço de intervenção, tendo como objetivo a perpetuação dos valores que a UC transmite.

Por último, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra José Manuel Silva refere que é muito importante comemorar dias como estes, mas com capacidade de autocrítica, pois só assim será possível manter o exercício da democracia. Perante as várias considerações elogiosas em relação a Coimbra, o autarca não deixa de comentar a decisão de instalar o Tribunal Central Administrativo e Fiscal (TCAF) do Centro em Castelo Branco, assinalando que o respeito para com a cidade deve ir além das palavras.

Depois da sessão de apresentação houve um debate que contou com a presença de Manuel Lopes Porto e Dulce Lopes, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), e de Licína Simão, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). A moderação esteve a cargo de Maria Manuela Tavares Ribeiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

PARTILHAR: