[object Object]

CMC apresenta 44ª Feira do Livro

Lusofonia e projeção de artistas emergentes constituem grande parte da programação da feira do livro. José Manuel Silva admite reduzir orçamento.

A Feira do Livro volta à baixa de Coimbra entre 23 de junho e 2 de julho. No dia em que se comemora a língua portuguesa, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) apresentou o evento na Praça do Comércio, local onde irá decorrer a iniciativa.

Maria Carlos Pêgo, diretora do Departamento da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, avança que o programa deste ano centra-se no tema da palavra e deverá ser abordado através de diálogos, concertos, artes plásticas e artes visuais. A responsável anuncia que a comemoração do centenário do nascimento do escritor e professor conimbricense Eduardo Lourenço será incluída na programação e que surge de parcerias com artistas do município.

Os 100 anos da biblioteca municipal de Coimbra não vão ser passados em branco durante a semana, segundo a diretora.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, informa que relativamente ao ano anterior houve uma redução no orçamento para este evento. O autarca justifica o corte com o desafio do município em aumentar o número de eventos culturais e de os elevar qualitativamente.

A iniciativa conta com a parceria de múltiplas associações ao nível da programação. Maria Carlos Pêgo anuncia duas novas iniciativas inovadoras: o Ciclo Cidadania da Língua, com curadoria da Associação Portugal-Brasil 200 anos e o Ciclo Emergente, promovido pela Associação Apura.

Bernardo Rocha, membro desta associação, esclarece que o Ciclo Emergente vai contar com performances musicais dos artistas Miguel Cordeiro, Ana Maria, Berro e Intermediária. A participação da associação não fica pela música.

José Manuel Silva reconhece a relevância da Associação Apura na programação da Feira do Livro e acrescenta que o município pretende dar visibilidade aos artistas locais.

A 44ª edição conta com as habituais 40 bancas e com uma programação mais completa, que pretende “levar e elevar a Feira do Livro a um patamar nacional”. A Garota Não, Adolfo Luxúria Canibal, Joana Alegre e Maze&Spock são nomes que se vão ouvir entre 23 de junho e 2 de julho na Praça do Comércio.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) também participa nesta edição no stand da biblioteca municipal, numa atividade dinamizada pela Secção de Xadrez.

PARTILHAR: