[object Object]
09.05.2023POR João Dias

Café Santa Cruz celebra 100 anos

Comemorações contam com lançamento de selo e postal do centenário. Vítor Marques acredita que estabelecimento está virado para Coimbra e para conimbricenses.

O Café Santa Cruz comemora 100 anos de existência. O estabelecimento, localizado junto à Praça 8 de maio, foi inaugurado em 1923 e já foi espaço de tertúlias, de reunião de antifascistas durante o Estado Novo, de jantares reservados numa das suas salas escondidas, e mais recentemente aberto a eventos culturais.

As celebrações começaram no domingo e contaram com atuação da Filarmónica de Taveiro e do Conservatório de Música de Coimbra- Jazz.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), Vítor Marques, sócio-gerente do café, não esconde o orgulho em pertencer a este estabelecimento emblemático da cidade.

Vítor Marques afirma que o público do café é maioritariamente estrangeiro. O responsável destaca também os turistas nacionais que se deslocam até Coimbra para assistir a eventos culturais pelas vários espaços da cidade.

O Café Santa Cruz é, segundo Vítor Marques, um estabelecimento virado para Coimbra e para os conimbricenses.

No futuro, o sócio-gerente pretende observar a criação do Dia Nacional do Café Histórico. Vítor Marques acrescenta que o desafio maior é tornar o Café Santa Cruz no estabelecimento de referência em Portugal.

As comemorações do centenário contam com a apresentação do projeto “ European Cultural Travel Program for Romania”, uma tertúlia intitulada “Uma mesa do Santa Cruz, uma tertúlia semanal e um espetáculo de fado de Coimbra.

FOTO: Café Santa Cruz

PARTILHAR: