[object Object]

FESTUNA regressa ao local onde tudo começou

Mais do que um festival de tunas, a organização programou uma iniciativa cultural para toda a cidade, de porta aberta, no Jardim da Sereia, durante os dias 5 e 6 de maio.

Estudantina Universitária de Coimbra faz acontecer este fim de semana a 31ª edição do FESTUNA – Festival Internacional de Tunas de Coimbra. Já esta sexta-feira chega ao Jardim da Sereia a Noite de Serenatas, a partir das 21h30. Amanhã sábado, dia 6, no mesmo jardim da cidade, a partir das 16 horas, o Sarau Cultural presta homenagem aos 5ª Punkada. Com a noite  chegam novamente as tunas, com a Estudantina a fechar o festival. No entretanto vai ser possível petiscar e matar a sede.

“Este FESTUNA é um projeto que fomos buscar à gaveta”, adiantou à RUC Pedro Andrade, coordenador geral da organização. O festival nasceu em 1989 no Jardim da Sereia, na altura integrado na Queima das Fitas, depois de uma passagem pelo Teatro Académico de Gil Vicente regressa agora ao lugar onde tudo começou.

Para Pedro Andrade, o festival tem como missão oferecer uma festa à cidade.  Dessa forma a organização pensou num programa destinado não só aos conimbricenses mas também para  os que ainda estudam cá ou já estudaram. A participação dos 5ª Punkada está dentro do espírito que querem imprimir ao FESTUNA de “englobar todos sem fronteiras”.

Além da vertente mais roqueira que a banda da APCC, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra,  vem dar na tarde de sábado, a Estudantina convidou as Fans e a Estudantina Feminina. Outros grupos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra vão também marcar presença e animar as famílias que se desloquem ao Jardim da Sereia.

A 31ª edição do FESTUNA encerra na noite de sábado, com a Estudantina a prometer uma música nova e muita festa depois da atuação das tunas convidadas e que Pedro Andrade qualifica como “das melhores do país”. A tuna da Universidade de Salamanca, uma presença habitual no festival regressa também à cidade.

Hoje, sexta-feira, a Noite das Serenatas acontece com a Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (TAISEP), a  Tuna Académica de Lisboa (TAL), o Grupo de Fado Maio que atuou nas duas últimas Serenatas Monumentais da Queima das Fitas e que vai apresentar temas novos, a Azeituna da Universidade do Minho, a Tuna de Salamanca e a Estudantina.

O acordeonista Tiago Silva é um dos convidados da noite de sábado. Pode ouvir a conversa com Pedro Andrade no ‘podcast’ acima.

Fotografia: Conferência de imprensa de apresentação do FESTUNA

PARTILHAR: