[object Object]

Jazz ao Centro Clube celebra 20 anos de existência com uma programação musical de três dias

A associação pretende promover e divulgar a cultura musical do jazz entre os dias 28 a 30 de abril. Além dos concertos, José Miguel Pereira fala dos projetos do Clube para a revista e para a casa de edição, neste ano de 2023.

O pianista Aruán Ortiz, acompanhado pelo contrabaixista Brad Jones e pelo baterista Jeff Ballard, é o destaque da programação que assinala os 20 anos da casa de jazz conimbricense.

Em conferência de impressa, José Miguel Pereira, presidente do Jazz ao Centro Clube (JACC), salienta os concertos de Ricardo Toscano Trio e do quarteto Godua. “É um concerto de jazz com músicos naturais de Coimbra ou que estudaram em Coimbra e que, entretanto, já se afirmaram como figuras importantes da cena jazzística nacional”, assinala o responsável pelo clube.

José Miguel Pereira menciona que desde 2005 o centro é responsável pela única revista especializada no jazz e adianta que o ano de 2023 vai ser importante para esta publicação, visto que contam reforçar a ligação com os países lusófonos.

O presidente da associação que programa o Salão Brazil relembra a promissa de “trabalhar fora” e menciona os projetos “Fora dos Eixos” e a “Casa Comum” como dois exemplos da viragem territorial e comunitária do Clube, dado que são parcerias criativas estabelecidas com freguesias da região.

A casa de edição do clube, a JACC records, lançou recentemente o disco a solo de Miguel Callaz. José Miguel Pereira recorda a prioridade de fortalecer o trabalho que é realizado em Coimbra ao ligar o jazz a “músicas de raiz tradicional” ou ao “universo dos países lusófonos”. O responsável adianta que em maio vão ser editados mais dois discos.

Rafael Nascimento, chefe da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara de Coimbra sublinha a parceria “verdadeira e eficaz” do Clube com o Município e com o Convento São Francisco. Rafael Nascimento afirma igualmente que está a ser feito um diagnóstico ao edifício onde se encontra o Salão Brazil para se determinar “que tipo de intervenção é que pode ser feita”.

Filipe Carvalho, chefe da Divisão do Convento São Francisco, aponta para a programação sem interrupções ao longo do ano desenvolvida pelo JACC, que leva Coimbra “pelo mundo fora”, e destaca o marco desta associação na cidade.

O JAAC comemora o seu aniversário no Dia Internacional do Jazz. Os concertos vão realizar-se no Convento São Francisco e nos claustros do Colégio da Graça.

PARTILHAR: