Empresários da Região de Coimbra querem fusão entre Universidade e Politécnico
Horácio Pina Prata acredita que a união das duas instituições vai acontecer e contribuir para o fortalecimento do ensino superior em Coimbra, bem como da região.
Os Empresários da Região pretendem a fusão da Universidade de Coimbra (UC) com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) numa ótica de reforçar as “competências” entre as duas instituições, de acordo com uma nota enviada à Agência Lusa.
A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) entrevistou Horácio Pina Prata, presidente da A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, que defende a existência de uma plataforma de entendimento entre as duas instituições de ensino, enquadrada pelo tecido económico, com o intuito de reforçar a presença do ensino coimbrã dentro e fora do país.
O engenheiro sublinha que o processo de fusão entre a UC e o IPC vai acontecer “mais tarde ou mais cedo” e que vai permitir a “afirmação” de Coimbra, da sua região e das suas pessoas.
José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) considera esta eventual parceria benéfica, porém, Jorge Conde, presidente do Politécnico, rejeita a ideia. Horácio Pina Prata diz que “rejeitar uma ideia à base” é “mau princípio” e condena o posicionamento de Jorge Conde.
Amílcar Falcão, reitor da Universidade, ainda não se exprimiu sobre a proposta de fusão das instituições.