[object Object]

Manifestação feminista marca Dia Internacional da Mulher em Coimbra

A “Rede 8 de Março” organizou uma manifestação no Dia Internacional da Mulher. O protesto pretendeu denunciar as situações de opressão e desigualdade

O movimento feminista “Rede 8 de março” manifestou-se por várias cidades para assinalar a data. Em Coimbra, o ajuntamento teve lugar na Praça 8 de Maio, pelas 18h00. A participação na manifestação era aberta a qualquer pessoa que assim desejasse.

Em entrevista à Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a responsável pela associação organizadora do protesto, Leonor Silva apontou os motivos que fazem erguer as vozes feministas no dia de hoje. Deu como exemplos a opressão, a violência e a desigualdade.

Leonor Silva afirmou que manifestações como esta pretendem denunciar situações que já estão enraizadas na sociedade, transversais a todas as idades. 

Segundo a jovem, o movimento alberga batalhas de comunidades que são objeto de discriminação e que estão associadas à luta feminista.

Leonor Silva explicou ainda que estes ajuntamentos procuram criar um espaço seguro para que as mulheres possam fazer uma partilha livre sobre a discriminação e a violência a que são sujeitas. 

A estudante mencionou questões de legislação, não só a nível local como também a nível nacional. A ativista defendeu que há leis que podem ser criadas para uma maior proteção da mulher.

Quando questionada sobre o que gostaria de ver mudado num futuro próximo, Leonor Silva assinalou o reconhecimento deste tipo de organizações pelas próprias mulheres. A entrevistada defendeu que, no meio de uma sociedade ainda muito patriarcal, o feminismo pode abrigá-las e dar-lhes um espaço para lutar pelos seus direitos.

Os ativistas saíram à rua exigindo o fim da diferença salarial com base no género, de situações de violência obstetrícia, a reabertura dos blocos de parto e a aplicação mais regular de medidas de afastamento e de detenção de agressores. Com esta manifestação, o dia da Mulher fica marcado por claras indicações de que ainda muito se tem de fazer até que se alcance a igualdade entre sexos.

Apesar das condições meteorológicas adversas, o evento juntou muitas vozes, e mobilizou muitos conimbricenses.

PARTILHAR: