[object Object]
08.03.2023POR Gonçalo Pina

Humanitas discute “dupla discriminação” contra mulheres com deficiência intelectual em Dia da Mulher

Invisibilizadas e com dificuldades em comunicar, mulheres com deficiência intelectual ainda têm de enfrentar discriminação relativa ao género. Helena Albuquerque salienta que iniciativa pretende ouvir testemunhos na primeira pessoa, para além de profissionais e académicos.

Ocorre na tarde deste Dia da Mulher (quarta-feira, dia 8) o webinar “Mulheres com Deficiência Intelectual: Que desafios em Portugal?”. A iniciativa parte da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, órgão que conta com cerca de 40 associadas que apoiam pessoas com deficiência intelectual de todo o país ao longo de toda a vida.

De acordo com a presidente da direção Helena Albuquerque, as mulheres com deficiência mental sofrem uma “dupla discriminação”. Sendo que na área da saúde e na área da sexualidade as mulheres dizem sofrer ainda mais do que os homens, também acontece que, em entrevistas realizadas pela federação, muitas confessam que a discriminação pela deficiência é tão asfixiante que abafa as diferenças de género.

Para tal, muito contribui a invisibilização das mulheres em causa: um dos problemas que se espera debater no webinar. Conforme explica a responsável, as pessoas com deficiência intelectual são mais facilmente discriminadas do que as pessoas com outro tipo de deficiência, uma vez que o problema não se identifica com a mesma facilidade.

Outra questão que motiva o afastamento das pessoas com deficiência é a dificuldade de comunicação. Por isso, antes de serem ouvidos colaboradores das associações e académicos especializados na área, é dada a palavra às próprias mulheres com deficiência mental.

As conversas, que têm início pelas 15h00, abordam a vida desde a adolescência até ao envelhecimento, sendo que ao longo da infância a discriminação (quer pela deficiência, quer pelo género) é menos notória. Os interessados ainda se podem inscrever no forms disponibilizado no Facebook da instituição.

 

(Fotografia: APPACDM Coimbra)

PARTILHAR: