[object Object]

Rali de Portugal parte de Coimbra sem Superespecial

CMC refere que não existe orçamento para receber etapa da prova. PS critica executivo camarário e reforça o impacto mundial que esta prova tem.

Na última Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), José Manuel Silva anunciou que a partida do Rali de Portugal se mantém em Coimbra, mas a “Superespecial” não se vai realizar.

Regina Bento, vereadora do Partido Socialista(PS) lembrou o empenhamento de Carlos Cidade, o impacto do evento e os 22 mil espectadores que estiveram presentes na especial realizada o ano passado.

A vereadora do PS recordou a partida da Porta Férrea em 2019 e 2021, dado que em 2020 o evento não se realizou por causa da pandemia.

Regina Bento assinalou que a demonstrações dadas na capacidade da cidade de acolher, em segurança, um evento desta dimensão, permitiu que a edição de 2022 ficasse marcada pela estreia da “Superespecial” de Coimbra, com um itinerário desenhado nas margens do rio Mondego.

“O impacto mundial deste evento é incomensurável”, sublinha a vereadora.

A vereadora do PS lembrou o empenhamento de Carlos Cidade junto da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e do Automóvel Clube de Portugal (ACP) para trazer este evento para Coimbra. Regina Bento não compreende que o executivo não dê a devida “relevância à prova” e a tenha trocado pela banda britânica “Coldplay”.

O impacto do Rali de Portugal na economia e turismo não tem paralelo com qualquer outro evento, sublinha a autarca, que acusa o presidente da CMC de prejudicar a cidade e a região.

No decorrer da última reunião de câmara, em resposta à vereadora do PS, o presidente da CMC lembrou que o Rali mantém a partida de Coimbra e que o executivo não tem orçamento para a realização desta etapa da prova, face à inflação que também se sente nas despesas da autarquia.

No final da reunião de câmara, José Manuel Silva confirmou que as receitas do aluguer do Estádio Cidade de Coimbra para a realização dos concertos dos Coldplay, pertencem à Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF).

Ainda que não vá ser palco da “Superespecial”, Coimbra garante a partida do Rali e recebe os pilotos e as viaturas da prova, que vão estar na cidade em parque fechado. O percurso do Rali de Portugal ainda não está confirmado mas deve incluir vários troços nos concelhos da região centro, como a Lousã, Góis, Arganil e Mortágua.

Fotografia: Adelino Meireles / Global Imagens

PARTILHAR: