[object Object]

Eleições para CF/AAC e CD/AAC começam uma hora mais tarde

O atraso deveu-se à ausência de um estudante delegado para uma mesa de voto, segundo o presidente da Comissão Eleitoral. Além disso, devido a uma alegada falha informática, durante a tarde os interessados não puderam acompanhar online os números da adesão.

Em dia de eleições para o Conselho Fiscal e para a Comissão Disciplinar da Associação, a 28 de fevereiro, meia hora antes do fecho das urnas, o presidente da Comissão Eleitoral, Gonçalo Pardal, admitiu à RUC que houve alguns percalços.

O mestrando em Engenharia Química revelou que as mesas de voto não abriram às 10h00, como prevê o artigo 30.º do Regulamento Eleitoral, mas por volta das 11h00. A demora deveu-se, desde logo, segundo Gonçalo Pardal, à ausência de um estudante que estava delegado para a abertura de uma das urnas. Até à hora da entrevista, o presidente da Comissão Eleitoral não recebeu “sinal de vida” dele. A reposição de um documento em falta numa das mesas de voto também contribuiu para o começo tardio, segundo o estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Ainda houve outra complicação, durante a parte da tarde, de acordo com Gonçalo Pardal. O presidente da Assembleia Magna contou à RUC que os números da adesão não estavam a ser atualizados como deve ser para quem estava a acompanhar o website entre as 15h00 e as 17h00, devido a uma alegada falha informática. Gonçalo Pardal garantiu, no entanto, que não houve qualquer problema com o registo de boletins a entrar nas urnas.

O estudante da FCTUC indicou que, apesar do atraso na abertura das urnas, houve mais adesão do que nas eleições anteriores.

Cerca de 94% dos associados efetivos não votaram para o 1.º contingente do CF/AAC (94,18%) e da CD/AAC (94,17%) no ano passado. Este ano, a abstenção desceu, de facto, à volta de 1 ponto percentual. O valor torna, porém, a ser mais alto do que em 2021, quando rondou os 88,01%.

David Cardoso, candidato pela Lista G – Garantir o Futuro da Académica, foi eleito presidente do CF/AAC, e Pedro Martins, cabeça da Lista A – Disciplina com AAÇão, assumiu a CD/AAC.

PARTILHAR: