[object Object]
23.02.2023POR Matilde Sabino

Voto antecipado para as eleições do CF/AAC e CD/AAC com baixa adesão

Perante um número reduzido de votos, Gonçalo Pardal aponta falhas na divulgação das eleições, por parte da Comissão Eleitoral.

A sala de estudo da Associação Académica de Coimbra acolheu no dia 23 de feveriero o voto antecipado para o Conselho Fiscal e a Comissão Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CF/AAC e CD/AAC). Ambos os órgãos têm dois candidatos para o primeiro contingente e um, para o segundo.

Em declarações à Rádio Universidade de Coimbra, Gonçalo Pardal, presidente da Mesa da Assembleia Magna e da Comissão Eleitoral admite que a adesão às urnas foi baixa, mas expectável. O estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acredita que a pouca adesão se justifica pela fraca comunicação do ato eleitoral por parte da Comissão Eleitoral, mas igualmente pela “fadiga de processos eleitorais” ressentida pelos estudantes dado que decorrerem três eleições nos últimos 4 meses.

 

Gonçalo Pardal espera uma maior participação dos estudantes no dia 28 de fevereiro e indica que depende da campanha das listas candidatas. No que diz respeito a adversidades no ato de voto, o presidente da Magna informa que a plataforma não casou problemas ao longo do dia, que interferissem com o ato eleitoral.

O entrevistado enaltece a aposta no digital, dos últimos mandatos, relativamente à divulgação das eleições na AAC. Porém, o estudante de engenharia química aponta para um grande desconhecimento e afastamento dos estudantes aos órgãos centrais, que “pode e deve” ser combatido pela Comissão Eleitoral e os órgãos da casa, a partir de uma melhor divulgação das eleições.

Gonçalo Pardal informa que solicitou à UC que divulgasse as eleições num e-mail destinado aos estudantes, contudo, apesar de terem realizado o pedido há mais de uma semana, não obtiveram retorno. As eleições são a 28 de fevereiro.

PARTILHAR: