Matilde Lopes é candidata ao Conselho Fiscal
Com uma equipa que se apresenta como próxima dos estudantes e das repúblicas, Matilde Lopes, cabeça da lista T, tem vontade de uma “Académica Transparente”, como indica o mote do projeto.
Nos dias 23 (voto antecipado) e 28 de fevereiro decorrem as eleições para o Conselho Fiscal, o órgão de fiscalização e de jurisdição da Associação Académica de Coimbra (CF/AAC). A lista T é uma das candidatas ao primeiro contingente. A Rádio Universidade Coimbra teve a oportunidade de conversar com a cabeça de lista, Matilde Lopes.
A candidata explica que ao constituir a equipa decidiu escolher estudantes conectados com as repúblicas, com a comunidade estudantil, e implicados na vida académica.
Tendo como mote “Académica Transparente”, a Lista T defende que o mais importante no CF/AAC é a proximidade à comunidade académica e a transparência.
Matilde Lopes, cabeça da Lista T, confessa não ter nada a apontar ao anterior mandato do CF/AAC, mas diz que há sempre algo a melhorar, como o cumprimento dos Estatutos, além de “uma maior transparência”.
Em relação a medidas, a candidata destaca que a Lista T tem vontade de mostrar quais são as funções do órgão.
A entrevistada afirma que, em comparação ao outro projeto na corrida para o primeiro contingente do CF/AAC, a Lista T diferencia-se por uma maior proximidade com a comunidade estudantil e as repúblicas.
O órgão fiscalizador da AAC é dividido em dois contingentes: o primeiro é constituído por nove elementos associados efetivos e o segundo é composto por dois associados seccionistas.
Fotografia: Jornal Universitário ‘A Cabra’