[object Object]

Apesar da discórdia, Cortejo da Queima das Fitas deste ano acontece na terça-feira

Comissão Organizadora da Queima das Fitas e Conselho de Veteranos concordam que Câmara desconsidera estudantes em prol de evento internacional. Alteração da data impossibilita alunos e famílias de estarem presentes, segundo entidades académicas.

Passados 15 anos desde que o Cortejo da Queima das Fitas começou a acontecer ao domingo, o desfile deste ano realiza-se, como em tempos, numa terça-feira.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) comunicou “recentemente” a intenção de alterar o dia do Cortejo à Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) e ao Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra. A razão apresentada pela autarquia, de acordo com as entidades académicas, foi a coincidência com o último dos quatro concertos dos Coldplay, a realizar-se no domingo, dia 21 de maio, no Estádio Cidade de Coimbra. A CMC alegou não ser possível suportar os dois eventos em simultâneo por questões de segurança.

Apanhados de surpresa e empenhados em cumprir com a data que estava inicialmente prevista, a COQF e o Conselho de Veteranos contrariaram a proposta da Câmara, que ouviu os argumentos das entidades académicas no dia 15 de fevereiro, mas não cedeu. Não houve outra alternativa senão reagendar o desfile, como revela o coordenador-geral da COQF, Carlos Missel, em entrevista à RUC, horas antes de a decisão ser tornada pública nas redes sociais, a 22 de fevereiro.

A COQF admite que “esta é uma medida necessária para garantir a segurança e o sucesso tanto do Cortejo como do concerto”. No entanto, na opinião de Carlos Missel, trata-se de mais um exemplo de desconsideração da Câmara pela Queima das Fitas. O coordenador-geral da COQF recorda que, no ano passado, os estudantes foram surpreendidos pelo Rally de Portugal, que também foi marcado para uma data coincidente com a Serenata.

Numa nota publicada nas redes sociais, a 17 fevereiro, o Conselho de Veteranos também reconhece que a alteração proporciona aos estudantes “um dia mais calmo”. Porém, de acordo com o dux veteranoroum, Matias Correia, os Veteranos rejeitaram sempre a proposta porque entendem que um evento que “está estabelecido em Coimbra” não deve sofrer alterações em virtude de outro que é externo à cidade.

O Conselho de Veteranos não tem dúvidas que a mudança da data vai impedir familiares e estudantes de estarem presentes no desfile. Matias Correia afirma que vários colegas insulares ou trabalhadores já comunicaram a impossibilidade de participar ou assistir na terça-feira.

Embora acredite que há tempo suficiente para as pessoas se reorganizarem, o coordenador-geral da COQF admite a possibilidade de algumas famílias ficarem de fora, porque “é dia de trabalho”.

Além disso, alguns motoristas avisaram que não estão disponíveis para conduzir os carros alegóricos na terça-feira, segundo o dux.

A COQF informa ainda que o concerto do Slow J foi antecipado para o dia 22 de maio, para não coincidir com o Cortejo no dia seguinte.

A RUC procurou ouvir a CMC, que não quis prestar declarações.

 

Fotografia: CMC

PARTILHAR: