Imagem principal

Cortejo da Queima pode-se realizar a 23 de maio

COQF reúne com CMC e PSP de Coimbra durante esta semana para decisão final. Último cortejo da Queima das Fitas realizado numa terça-feira foi em 2007.

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) vai reunir-se durante esta semana com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Coimbra para avaliar a viabilidade de realizar no domingo, dia 21 de maio, o tradicional cortejo da Queima das Fitas. O cenário coloca-se perante a movimentação de pessoas que é esperada no mesmo dia, devido ao último dos quatro concertos dos “Coldplay” no Estádio Cidade de Coimbra.

Para esclarecer o que pode vir a acontecer, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) conversou com Carlos Missel, coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas.

Segundo o coordenador geral, após uma indicação inicial do cortejo poder manter-se no domingo como tem sido hábito nos últimos anos, a COQF foi recentemente questionada sobre a possibilidade de mudar o evento para terça-feira.

Carlos Missel admite que o movimento de pessoas que é gerado no dia do cortejo da queima já é suficiente para a cidade ficar caótica. Questionado sobre outro dos eventos a decorrer em Coimbra durante o mês de maio, o “Rally de Portugal”, o dirigente destaca o agendamento da partida da competição para datas não coincidentes com a semana das festividades académicas.

A Serenata é outro evento da Queima das Fitas que coincide com os concertos dos “Coldplay”. Carlos Missel não considera existirem riscos porque, para além de acontecerem em horários diferentes, quem assiste à Serenata são sobretudo os estudantes, não originando movimentação de pessoas que vêm de fora de Coimbra, como se espera no Cortejo.

Confrontado com os próximos passos deste processo, o coordenador geral da COQF deu conta de se realizar hoje a reunião do diretivo, onde estão representadas todas as estruturas da Associação Académica de Coimbra (AAC). Carlos Missel acrescenta que está agendada a reunião com a PSP e a CMC para debater se as condições de segurança permitem manter o cortejo no domingo ou se este deve ser realizado na terça-feira.

O Conselho de Veteranos afirma, em comunicado, vai reunir para dar resposta ao pedido feito pela CMC para a alteração da data do cortejo. O último cortejo da Queima das Fitas realizado numa terça-feira foi em 2007.

PARTILHAR: