[object Object]

Luís Filipe Pirré: “É um plano para a Académica e pela Académica”

Luís Filipe Pirré acredita que este é o plano de sobrevivência da AAC/OAF. Advogado acrescenta que credores devem aprovar esta proposta.

Com o plano de recuperação apresentado na última semana, Luís Filipe Pirré, advogado da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), veio ao “Prognósticos” sublinhar que o caminho tomado era o único que permitia a sobrevivência da Académica, explicar a forma como foi elaborado o documento e enumerar as alternativas que colocam aos credores. O advogado está muito confiante que o plano possa merecer a aprovação dos credores.

Segundo Luís Filipe Pirré, o atraso verificado na apresentação das contas não impediu que se cumprissem os prazos dados pelo Tribunal para apresentação do plano de recuperação. O advogado destaca o trabalho extraordinário do administrador judicial e sublinha a importância da Académica ter mantido a administração da SDUQ na esfera da sua gestão.

De acordo com o advogado do Organismo Autónomo de Futebol da Associação Académica de Coimbra, a elaboração do plano partiu de uma análise macroeconómica e teve em conta o exame e análise histórica dos últimos quatro exercícios económicos e desportivos. “Um plano de insolvência não é mais do que um plano de recuperação”, afirma Luís Filipe Pirré.

A escolha que se coloca agora para os credores é entre uma liquidação ou a aprovação do plano de recuperação que permite que recebam, ainda que com cortes, valores que são bastante significativos. O jurista sintetizou assim as opções em cima da mesa, relevando que não há nenhum plano que não cause danos aos credores.

Como decorre da lei dada a qualidade de credores privilegiados, a Autoridade Tributária e a Segurança Social não sofrem de qualquer corte, recebendo assim, integralmente, os valores em dívida. Os trabalhadores da AAC/OAF irão ser classificados de credores privilegiados.

De acordo com Luís Filipe Pirré, o plano está pensado de forma conservadora e  assenta na atual realidade da AAC/OAF. Não é um plano assente em pés de barro, enfatizou o advogado. O jurista conclui que, ainda que não creia que o plano possa sofrer modificações substanciais, na realidade, até à votação, pode ser sempre alterado.

Afirmando que este plano é para a Académica e pela Académica, o jurista recordou as afirmações do Presidente da AAC/OAF, Miguel Ribeiro, que sustentou que sem plano a Académica não teria futuro.

A terminar a conversa, Luís Filipe Pirré desafiou todos os adeptos e em particular os que se afastaram da Académica, a regressarem ao estádio para apoiar a equipa já no próximo domingo, pelas 11:00, no embate com o Fontinhas. Esta partida é referente à 16º jornada da Série B da Liga 3 e tem relato nos 107.9FM ou em RUC.PT

PARTILHAR: