[object Object]

Museu Nacional Machado de Castro apresenta um ciclo de conferências para “adensar o conhecimento sobre o Jardim Botânico”

De 12 de janeiro a 19 de fevereiro, o Museu Nacional Machado de Castro promove um ciclo de conferências dedicadas à exposição “Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”. O objetivo é dar a conhecer aquele que é, nas palavras da diretora do museu, um importante espaço científico, que interfere também no urbanismo, e ainda é lúdico.

No âmbito da celebração dos 250 anos da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra (UC), o Museu Nacional Machado de Castro (MNMC) propõe uma exposição sobre o Jardim Botânico (JBUC). Trata-se de uma mostra composta por modelos botânicos, exemplares de herbários e, entre outras coisas, algumas plantas do Jardim Botânico que foram descobertas recentemente no Departamento de Ciências da Vida, como explica a diretora do museu, Maria de Lurdes Craveiro.

Em paralelo, o MNMC está a promover um ciclo de conferências dedicadas à exposição, para “adensar o conhecimento sobre o Jardim Botânico”, nas palavras de Maria de Lurdes Craveiro. A diretora do museu realça que o JBUC é um importante espaço científico, que interfere também no urbanismo, e ainda é lúdico, na medida em que influencia a sociabilidade das pessoas em Coimbra.

A primeira conferência deste ciclo realizou-se na quinta-feira, dia 12 de janeiro, com início às 17h00, e contou com dois momentos. Para abrir o evento, deu-se a apresentação do “Catálogo dos Desenhos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – Coleção do Departamento de Ciências da Vida (Séculos XVIII a XX)”, a investigação que protagoniza a exposição no MNMC, da autoria de Ana Margarida Dias da Silva e Maria Teresa Gonçalves. De seguida, a diretora do museu tomou a palavra, apresentando a conversa “A dupla condição do poder de Don Francisco Lemos”. Em entrevista à RUC, a responsável afirma que a intenção do segundo momento passou por “recuperar a vida gloriosa e trágica do bispo e reformador reitor”.

A diretora do Museu Nacional Machado de Castro relembra a relevância da figura Francisco Lemos, a quem a cidade de Coimbra e o conhecimento, em geral, devem muito, no seu entender.
Maria de Lurdes Craveiro incentiva à participação nos próximos encontros que vão ocorrer às quintas-feiras, até dia 19 de fevereiro, para mais “divulgação de conhecimento”.

O encerramento deste ciclo de conferências, no dia 19 de janeiro, dá-se com uma visita guiada à exposição “Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”.

PARTILHAR: