[object Object]

Teatrão desenvolve atividades diversificadas para jovens adolescentes

Entre Janeiro e Março de 2023, a programação do Teatrão tem uma oferta variada, indo desde oficinas a espetáculos de dança.

Isabel Craveiro, diretora artística do Teatrão, em conversa com a RUC, falou da programação dos próximos 3 meses. A diretora disse que através do Fórum do Teatrão, consultaram o público de Coimbra de maneira a perceber o que criar e programar nos próximos tempos, com uma resposta clara de algo para o público adolescente.

Isabel Craveiro evidenciou que a programação ficará muito marcada pela nova criação do Teatrão, um espetáculo de dança intitulado TIME.

A diretora artística falou de um dos projetos estruturais do Teatrão, o “open call a fantasie futurista”, que apareceu em comemoração dos 50 anos do 25 de abril de modo a obter diferentes leituras. Isabel Craveiro revelou que consiste num concurso de dramaturgia na lusofonia, com a escrita de textos por dramaturgos de todo o espaço lusófono. As candidaturas ocorrem entre 16 e 30 de janeiro.

Isabel Craveiro referiu a falta de crítica profissional em relação aos espetáculos, daí o surgimento do projeto “Fórum jovens críticos”, um programa específico para trabalhar o olhar sobre os espetáculos. A diretora informou que as classes de teatro  estão em curso desde outubro e são uma atividade fundamental da Oficina Municipal de Teatro.

A companhia profissional de Teatro, o Teatrão, foi fundada em 1994 com o objetivo de aproximar a arte teatral das comunidades e territórios. Com uma oferta artística diversificada, todos os anos oferece diferentes atividades para a população de Coimbra.

Nos primeiros 3 meses deste ano, da programação constam diferentes tipos de atividade como: “Manuel, ou Como se Desenha uma Casa”, Música na Tabacaria, Oficinas das Palavras do Manuel entre outras.

Em relação à programação da música na Tabacaria, Isabel Craveiro destacou as apresentações de Joana Rodriguez no dia 26 de janeiro e da banda punk, Finale, no dia 27 de janeiro.

Fotografia: Teatrão@CarlosGomes

PARTILHAR: