[object Object]

SOS Estudante da AAC recruta voluntários para linha de apoio emocional e prevenção do suicídio

As inscrições estão abertas até ao dia 12 de fevereiro, para alunos de qualquer instituição de ensino superior de Coimbra. Uma das fases do recrutamento passa por uma formação teórico-prática de apoio emocional, dada pela direção da secção, com a ajuda de uma psicóloga.

A SOS Estudante da Associação Académica de Coimbra está a recrutar voluntários para a linha telefónica de apoio e prevenção do suicídio desde o dia 10 de janeiro. As inscrições podem ser feitas através do formulário disponibilizado nas redes sociais da secção cultural, até ao dia 12 de fevereiro. Podem inscrever-se pessoas que frequentem o ensino superior em qualquer instituição de Coimbra e que falem português.

Depois do período de inscrição, cada um dos candidatos é chamado para uma entrevista inicial, para se dar a conhecer e apresentar as motivações por trás da candidatura. Segue-se uma formação teórico-prática com uma carga de 30 horas, distribuídas por três semanas. Como explica a presidente da SOS Estudante, Carlota Maçãs, a formação é dada pela direção da secção, com o auxílio de uma psicóloga.

Na última fase do recrutamento, os candidatos são entrevistados mais uma vez e são selecionados aqueles que demonstrarem que são capazes de prestar apoio emocional – que é diferente de apoio psicológico, como frisa a presidente da SOS Estudante.

A solidão e a ansiedade são das razões que mais levam as pessoas a recorrer à SOS Estudante, de acordo com Carlota Maçãs. Há quem ligue “para partilhar um pouco do dia”. Os voluntários que participam da linha também atendem situações de ideação suicida e são preparados para diferentes protocolos de atuação, consoante o risco, refere a presidente da secção.

A linha foi inicialmente criada por estudantes e para estudantes, mas com o passar do tempo foi chegando “a uma gama mais ampla de pessoas”, como pode ler-se no site da SOS Estudante. Entre janeiro e dezembro de 2022, foram recebidas cerca de 815 chamadas, com maior expressão dos homens e de pessoas entre os 36 e os 49 anos, segundo Carlota Maçãs.

A SOS Estudante está disponível todos os dias das 20h00 à 01h00, de forma anónima e confidencial, através dos números 915246060 (para tarifários Yorn), 969554545 (para tarifários Moche) e 239484020 (fixo).

Fotografia: SOS Estudante

PARTILHAR: