[object Object]
13.01.2023POR Informação RUC

Biblioteca Municipal de Coimbra recebe José Luís Peixoto

Até ao final de 2023, há várias iniciativas culturais para comemorar o centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra. José Luís Peixoto foi o convidado da primeira das “Quartas do Centenário” deste ano. Numa conversa sobre as escolhas que fez ao longo da vida e obra, o escritor recordou, entre outras coisas, a passagem por Coimbra, onde escreveu o primeiro livro que publicou.

No dia 24 de dezembro de 2022, assinalou-se o centenário da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC). A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a comemorar a data com um conjunto de iniciativas culturais que vão ocorrer até ao dia 20 de dezembro de 2023. No dia 11 de janeiro aconteceu a primeira das “Quartas do Centenário” deste ano: de manhã, a Associação Recortar Palavras desenvolveu atividades para os mais novos e pelas 18h00 houve uma conversa com o escritor José Luís Peixoto.

Durante a sessão, José Luís Peixoto informou que já foi sócio da BMC quando viveu em Coimbra no final da década de 90. O escritor também disse que não visitava a biblioteca desde então. Agora que voltou a fazê-lo, garantiu que ficou com nostalgia dos velhos tempos. O escritor referiu ainda que foi em Coimbra que escreveu o primeiro livro publicado com marca de autor, intitulado “Morreste-me”.

A propósito da sua obra, José Luís Peixoto revelou que considera o livro “Uma Casa na Escuridão” inconsciente e sente que foi irresponsável por tê-lo publicado, embora para si tenha um grande valor. O escritor disse ter esta opinião porque sabe que a história tem cenas “terríveis” e também devido aos comentários de muitas pessoas que dizem não conseguirem acabá-la.

José Luís Peixoto falou sobre uma das características que considera necessárias a um bom livro: a coerência. Para o escritor, a coerência é o que faz de um escritor “competente e eficaz”.

O escritor também falou de como a sua vida mudou após conquistar o prémio Literário José Saramago, em 2001, com o romance “Nenhum Olhar”. O poeta revelou que após a vitória decidiu deixar de dar aulas e começou a viver de colaborações e de projetos de escrita, para além dos seus livros. Atualmente, José Luís Peixoto ambiciona fazer uma trilogia, algo que não pensaria fazer antes de ser premiado, segundo o próprio.

No dia 13 de janeiro ocorre a inauguração do lettering do Centenário, pelas 18h00, na Rua Visconde. A inauguração vai contar com a presença do presidente da CMC, José Manuel Silva, do vereador das Bibliotecas, Francisco, e da Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivo Municipal, Dina Sousa. Também há lugar para apontamentos poéticos a cargo da Cooperativa Bonifrates e do coletivo “declamar Poesia”.

PARTILHAR: