[object Object]

UC promove ética, integridade e transparência numa conferência com vários oradores

Amílcar Falcão afirma que estes valores contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Conferência contou com quatro painéis de debate.

A Universidade de Coimbra (UC) promoveu, na terça-feira, dia 10, a conferência “Ética, Integridade e Transparência”. O evento, dirigido particularmente à comunidade da UC, com o objetivo de promover uma cultura de prevenção da corrupção, decorreu no Auditório da Reitoria.
O dia contou com vários painéis de debate em torno de temas como políticas de prevenção da corrupção, a corrupção e as universidades, os direitos humanos e a corrupção e a Estratégia Nacional Anticorrupção. A sessão de encerramento esteve a cargo do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
O reitor da UC esclarece que esta conferência serviu para uma consciencialização dos valores da ética, integridade e transparência e para a promoção de uma cultura sem corrupção. Amílcar Falcão acrescenta que estes valores contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

O antigo diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) afirma que os “escassos recursos públicos“ têm de ser usados na procura do bem comum. Caso isso não aconteça, o reitor avisa que os mais prejudicados serão os mais desfavorecidos e que as desigualdades continuarão a aumentar.

A Universidade de Coimbra possui, segundo Amílcar Falcão, os vários requisitos previstos no regime geral de prevenção de corrupção. O reitor refere a existência de um canal de denúncia desde 17 de junho de 2022, um plano de prevenção de riscos de gestão de corrupção e infrações conexas e um código de ética e conduta que será publicado em Diário da República.

Amílcar Falcão avança que a UC também possui mecanismos internos disciplinares. O reitor reforça que todos têm o dever de comunicar um conjunto de informações necessárias às autoridades competentes para prevenir casos de corrupção.

A iniciativa, organizada pelo Gabinete de Auditoria e Prevenção de Riscos de Gestão da UC, contou com um painel de oradores de diversas áreas do saber, incluindo personalidades como o presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção, António Pires da Graça, o diretor-geral do Tribunal de Contas e secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção, Fernando Oliveira Silva, e o diretor da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, Pedro Fonseca.

A abertura, pelas 9h15, teve intervenções da presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, e do vice-reitor da UC para as Finanças e os Recursos Humanos, Luís Neves.

PARTILHAR: