[object Object]
10.01.2023POR Isabel Simões

Câmara de Coimbra debateu Mobilidade Suave e SMTUC

Vereação Socialista acredita que a Mobilidade Suave é “um relevante complemento aos automóveis e ao transporte público”. Ana Bastos, vereadora responsável pela mobilidade, admite a hipótese de diminuir a oferta dos SMTUC por falta de autocarros.

Com obras a decorrer em vários pontos da cidade por via do MetroBus e das Águas de Coimbra, a mobilidade motorizada tem diminuído dentro da cidade de Coimbra. Automobilistas e autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) sofrem atrasos significativos, o que tem levado a críticas por parte da população do concelho. A vereação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com e sem pelouro, tem procurado soluções para mitigar o problema.

José Dias, vereador eleito pelo Partido Socialista (PS), apresentou na reunião de Câmara de ontem, segunda-feira, dia 9 de janeiro, uma moção que solicita a criação de “um regulamento municipal de serviços de partilha em modos suaves de transporte”. O vereador destacou a importância de dar passos para garantir que os meios de micromobilidade (trotinetas e bicicletas) “possam ser utilizados com segurança e ao mesmo tempo sejam cumpridas as mais elementares regras de civilidade”.

Segundo o vereador socialista, o Município do Porto já tem um regulamento municipal e o de Lisboa está em preparação. José Dias lembrou também a apresentação de um conjunto de linhas de orientação por parte da Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT) sobre a necessidade de regulação da micromobilidade partilhada.

Ana Bastos, vereadora eleita pela coligação Juntos Somos Coimbra, salientou a importância de algumas regras definidas pela AMT serem plasmadas na lei geral (Código da Estrada e outros documentos). Enquanto em Lisboa há dezenas de operadores, em Coimbra existem dois e um vai sair “por falta de mercado”, afirmou ainda a responsável. Embora os problemas existam numa escala diferente daquela que se verifica noutras cidades e apesar da falta de legislação de suporte às recomendações da AMT, Ana Bastos não deixou de lado a feitura de trabalho preparatório para um regulamento municipal.

Francisco Queirós, vereador eleito pela CDU, chamou a atenção para a existência em Coimbra de situações preocupantes motivadas por falta de perceção dos utentes de trotinetas, quando andam no passeio ou quando circulam em sentido contrário em vias de sentido único. Situações que o Código da Estrada já garante mas que não têm tido acolhimento por alguns utentes dessa forma de mobilidade.

A moção sobre a Mobilidade Suave foi aprovada por unanimidade.

“A paciência dos cidadãos de Coimbra está à beira do limite!” Regina Bento [sobre a governação da cidade]

Os problemas sentidos pelos conimbricenses que usam os SMTUC (chapas que não se realizaram e sucessivos atrasos) mereceu acesa discussão entre Regina Bento, vereadora eleita pelo PS, e a vereadora Ana Bastos, com o pelouro da mobilidade. Na última sexta-feira, a imobilização de cerca de cerca de 42% da frota motivou um comunicado da Câmara Municipal de Coimbra no qual era dado destaque à falta de investimento nos SMTUC nos dois últimos executivos em que os socialistas governaram a Câmara Municipal. Ontem, Regina Bento acusou a coligação Juntos Somos Coimbra de estar há 14 meses na governação da cidade e continuar a imputar os problemas ao anterior executivo.

Ana Bastos acusou o governo socialista do município de ter abandonado o “plano de renovação da frota” que desenhou em 2014. Dos 75 autocarros previstos pelo PS, “apenas entraram 35”, disse. Segundo a vereadora da coligação Juntos Somos Coimbra, se cumprido, o plano teria permitido baixar a idade média da frota. A responsável acusou ainda o governo PS do concelho de, “apesar do estado da frota”, nunca ter esgotado “o plafond máximo estabelecido pelos programas de financiamento”.

A vereadora da coligação Juntos Somos Coimbra ainda anunciou que, em breve, apresentará um novo plano de renovação da frota e abrirá novos procedimentos para contratação de novos mecânicos, eletricistas e vulcanizadores. Quanto à exigência de alargar o serviço público prestado pelos SMTUC a outras áreas do município, Ana Bastos considerou não existirem condições para tal acontecer e lembrou os problemas causados pelo alargamento do serviço ao norte do concelho.

Na primeira reunião do executivo do ano foi também aprovada a criação de um novo parque de estacionamento afeto ao sistema ECOVIA na Casa do Sal / Estação de Coimbra-B, com a designação Parque Estação de Coimbra-B. De acordo com Ana Bastos, em breve poderá existir um outro parque de estacionamento de viaturas no Almegue.

Já o presidente da CMC anunciou que “devido às obras a decorrer na rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, o sistema de cancelas dos estacionamentos do Mercado D. Pedro V teve de ser suspenso e de passar a parquímetros”. O autarca deixou um apelo aos utentes para realizarem o pagamento nos respetivos parquímetros e avisou ser permanente a fiscalização.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: