[object Object]

AAC promove momento cultural na Casa Acreditar Coimbra

Renato Daniel reconhece a importância do papel interventivo, a nível social e cívico, da Associação Académica de Coimbra, através da colaboração com as suas secções culturais e desportivas, e afirma que a atual equipa da Direção Geral vai realizar múltiplas iniciativas no âmbito da ação social.

No âmbito do evento “Sentir Académica”, a Associação Académica de Coimbra (AAC)  visitou a Casa Acreditar Coimbra, juntamente com a Estudantina Universitária de Coimbra, no dia 5 de janeiro, com o objetivo de proporcionar um Dia de Reis diferente, com o auxílio da música, às crianças e jovens que se encontram na área da oncologia pediátrica.

A Rádio Universidade de Coimbra entrevistou Renato Daniel, vice-presidente da Direção Geral da AAC que nos falou sobre a iniciativa.

De acordo com o dirigente, a AAC tentou tornar o dia mais especial para as crianças da instituição, através de música e da oferta de kits com brindes. Renato Daniel afirma que a visita foi interessante e que a AAC quer alargar a ação social a várias instituições da cidade, ao fazerem ações sociais com mais frequência, com mais instituições, e objetivos diferentes.

O dirigente associativo recorda que a AAC tem uma responsabilidade cívica e social, que não se limita apenas à comunidade estudantil. Para Renato Daniel, a casa dos estudantes tem que ter uma ligação forte à cidade de Coimbra, aos seus cidadãos e às suas instituições.

 

No que diz respeito à intervenção cívica, o dirigente associativo aponta que a AAC pretende manter uma ligação forte e descentralizada da própria casa em iniciativas de ação social e que espera fortalecer a relação com instituições sociais, não apenas a nível juvenil, mas também noutras questões: o estudante relembra a iniciativa “Estendal Solidário” que procurou ajudar a comunidade sem abrigo.

Quando questionado sobre o porquê de terem escolhido uma atividade musical para levarem à Casa Acreditar, entre tantas outras atividades culturais e desportivas desenvolvidas na AAC, o entrevistado destaca o poder da música  para alegrar o dia das crianças e torná-lo mais especial.

Renato Daniel admite que vão procurar outros grupos da AAC para futuras iniciativas de foro solidário, de maneira a mostrarem a atividade e a dimensão da casa dentro portas.

 

Fotografia de AAC

PARTILHAR: