[object Object]

Lista C garante dois assentos no CGUC. Listas D, F e R com um lugar cada

Mais de 80% dos estudantes abstiveram-se de eleger os representantes do 1º e 2º ciclo de estudos para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Ainda assim, o presidente da Comissão Eleitoral avança que em algumas faculdades houve “a maior participação de sempre”.

Decorreram no dia 13 de dezembro as eleições dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC). Na eleição dos representantes do 1º e do 2º ciclo de estudos participaram 4055 dos 21227 eleitores. A taxa de abstenção foi de 80,9%. Entre os projetos candidatos, a Lista C – “Capacitar a UC, Construir o amanhã” foi a que conseguiu mais assentos, ao arrecadar o apoio de 1433 estudantes, o correspondente a 35,74% dos votos – a cabeça de lista, Catarina Melo, e o segundo efetivo, Armando Machado, conseguiram dois dos quatro lugares destinados a alunos do 1º e 2º ciclo. A Lista F – “Um futuro para a UC” obteve 1246 votos (31,07% do total) e elegeu o cabecilha José Gama. A Lista R – “Representar os estudantes” também elegeu Carlos Magalhães, com 1173 votos (29,25%). Já a Lista A – “Avança pelos teus direitos”, encabeçada por Hugo Faustino, obteve 70 votos (1,75%) e não conseguiu nenhum lugar. Houve 88 votos brancos (2,19%) e 45 nulos. 

À RUC, o presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Alves Correia, destaca que, apesar da taxa de abstenção se revelar sempre elevada porque o processo eleitoral coincide com a reta final das avaliações contínuas, em algumas faculdades foi registada “a maior participação de sempre”, mesmo com “condições meteorológicas adversas”. 

No que respeita a eleição do representante do 3º ciclo, a Lista D – “Em defesa dos doutorandos”, a única candidatura de estudantes de doutoramento, obteve 49 votos, o correspondente a 96,1% do total. Houve dois votos brancos (3,9%). O mandato foi atribuído ao cabeça de lista Luís Silva. A taxa de abstenção foi de 98,11%, um valor que, segundo Jorge Alves Correia, pode ser explicado pela existência de um só projeto.

Os eleitos vão tomar posse na reunião do Conselho Geral que acontece em janeiro de 2023.

Fotografia: site da Universidade de Coimbra @François Fernandes

PARTILHAR: