Projeto KINDER promove ensino inclusivo e igualitário na perspetiva de género
Entre os dias 15 de outubro e 26 de setembro, a equipa do projeto KINDER do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva, realizou uma oficina de formação dirigida a grupos de docentes do pré-escolar, 1º e 2º ciclos. A investigação vai continuar a desenvolver sessões nas escolas até junho de 2023.
O projeto KINDER desenvolve ações para combater os estereótipos de género na educação e na primeira infância, com o intuito de construir uma pedagogia inclusiva na educação infantil. A oficina de formação que se realizou em outubro e novembro teve como objetivo combater os estereótipos de género na socialização e educação das crianças, uma vez que esta é muitas vezes apontada como uma das causas das desigualdades entre homens e mulheres.
A docente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) Sofia Gonçalves, em entrevista à RUC, destaca o caráter inovador e a eficácia do programa no combate aos estereótipos de género. Sublinha a necessidade de haver uma maior socialização equitativa de raparigas e rapazes de modo a formar sociedades mais saudáveis e equilibradas. A responsável considera que, para que isso aconteça, a formação especializada é essencial.
A oficina abrangeu professores de turmas de alunos entre os 3 e os 12 anos e ainda futuros professores da ESEC. Para a entrevistada, é importante não só formar os docentes de hoje, mas também os de amanhã. As sessões trabalharam o tema da igualdade de género em diversas vertentes.
A professora Sofia Gonçalves considera que as temáticas relacionadas com a igualdade de género devem ser trabalhadas e desenvolvidas desde o pré-escolar. No entanto, ressalva que o tipo de intervenção deve ser adequada a cada nível de ensino em particular. Assinala, ainda, que os assuntos abordados nas ações de formação vão ao encontro do interesse e desenvolvimento dos alunos como um todo.
A investigadora do CES refere que muitos docentes não abordam as temáticas da igualdade de género por falta de conhecimentos. Revela, também, que os resultados do projeto de investigação, que têm vindo a ser gradualmente revelados, vão servir de base para a criação de dois manuais. Um deles, o “Manual KINDER ”, pretende ser uma ferramenta de suporte aos professores para trabalhar a pedagogia sensível ao género.
No endereço web do projeto KINDER , todos os interessados podem encontrar livros e jogos didáticos enquadrados na perspetiva do combate aos estereótipos de género. Já os manuais sobre esta temática vão ser lançados em maio e junho. O projeto termina em junho 2023 e até lá vai continuar a desenvolver ações nas escolas do distrito de Coimbra.