[object Object]

Biblioteca Municipal inaugura exposição “Toca e Lê”

A Biblioteca Municipal de Coimbra celebra 100 anos a 24 de dezembro. Do programa que assinala o centenário constam peças de teatro, leituras e exposições, entre outras iniciativas. “Toca e Lê”, a exposição que marca o início das festividades foi inaugurada em dois espaços, Sala da Cidade e Galeria Pinho Dinis na Casa Municipal da Cultura, no dia 1 de dezembro.

Foi com música dos anos 20 do século passado interpretada pela Orquestra de Sopros de Coimbra que começou a inauguração da exposição “Toca e lê”: Um século de Leitura Pública -, esta tarde na Sala da Cidade, para começar as festividades que assinalam os cem anos da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC).

A mostra pretende “celebrar a vida e obra de uma casa de leitura”. A inauguração foi  um encontro de emoções protagonizadas pelos atuais e pelos antigos funcionários a que não faltou a presença de Carlos Santarém Andrade, antigo diretor.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, informou os presentes do desdobramento da exposição por dois locais da cidade, a Sala da Cidade e a Casa Municipal da Cultura.

“No coração da Cidade a ler consigo” assim se chama o programa de atividades. Em dezembro, no feriado, dia 8, há lugar à “Cantata de Natal O pássaro azul” – de Paulo Bernardino, no Convento São Francisco, pela Orquestra Clássica do Centro. As quartas-feiras do centenário na BMC prometem trazer histórias e teatro. No dia 14 de dezembro, pelas 10 horas, há canções e brincadeiras na oficina por Alex Lima e às seis da tarde teatro por Diogo Carvalho com a peça”Quem era José Saramago?”

Francisco Queirós, vereador que tutela a Biblioteca Municipal lembrou o sonho de ter uma biblioteca que a República ajudou a materializar.

As quartas na BMC vão continuar pelo ano de 2023 e alguns escritores portugueses vão passar por lá, como Válter Hugo Mãe e José Fanha. Um ciclo de cinema na Casa do Cinema de Coimbra inicia a 18 de janeiro. Abril traz a “Festa das palavras” e a inauguração da exposiçãoEscritores de Coimbra”.

O vereador eleito pela CDU assinalou a importância da biblioteca centenária e falou dos desafios que se colocam à biblioteca.

Na cerimónia foi também lançado um selo dos CTT comemorativo. A Festa dura um ano e encerra a 20 de dezembro de 2023. Pode consultar toda a programação aqui.

PARTILHAR: