[object Object]
29.11.2022POR Informação RUC

Hugo Faustino é o candidato da lista A ao Conselho Geral da UC

Lista A – “Avança pelos teus direitos” é a quarta candidatura que se propõe a representar os estudantes do 1º e 2º ciclo de estudos no CGUC. Hugo Faustino afirma que o projeto não se pretende aliciar por interesses vários, inclusive de instituições privadas, focando-se na defesa dos estudantes e dos seus direitos.

Hugo Faustino encabeça a Lista A – “Avança pelos teus direitos”, candidata a representar os estudantes do 1º e 2º ciclo de estudos no Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC).

Em entrevista à RUC, o estudante de Arqueologia traça as linhas gerais para esta candidatura: a democracia, a firmeza e o contacto direto com os estudantes. O candidato faz uma comparação com as restantes listas oponentes, e também com as listas que foram eleitas e que o antecederam, sublinhando desejar trazer variação e mudança ao Conselho Geral.

Faustino estabelece o reforço da ação social como um dos fundamentos da lista e, quando questionado sobre a questão das propinas, o estudante destaca o desejo do fim efetivo desta taxa, acreditando ser uma medida viável.

O cabeça-de-lista considera fraca a representatividade dos estudantes no Conselho, uma situação que, do seu ponto de vista, merece ser alterada para que os estudantes tenham mais voz junto dos restantes elementos. O candidato lembra que, dos 35 membros, apenas 5 são estudantes, assinalando que há órgãos privados que conseguem ter mais expressão.

Nesse sentido, o representante da Lista A aproveita ainda para falar sobre o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), um tema prioritário para a sua candidatura. Hugo Faustino apela à revisão do documento, que prevê ser objeto de avaliação de 5 em 5 anos, algo que deveria ter acontecido em 2012.

As eleições para os representantes dos estudantes no Conselho Geral da UC vão decorrer no próximo dia 13 de Dezembro.

 

PARTILHAR: