[object Object]

Universidade de Coimbra quer dar a conhecer à cidade a investigação que se faz na instituição

Até ao dia 27 de novembro, há várias atividades em torno do estudo científico realizado na universidade. O público-alvo é “diverso”, nas palavras da vice-reitora com o pelouro da investigação. O programa propõe-se a contrariar a falta de visibilidade das mulheres na ciência, segundo a investigadora.

Começou no passado sábado a Semana da Ciência e da Tecnologia na Universidade de Coimbra (UC), marcada por dezenas de atividades que se espalham não só pela universidade como também pelas ruas da cidade. A iniciativa é dinamizada pela UC com o intuito de dar a conhecer o estudo científico realizado no seio da instituição, segundo a vice-reitora com o pelouro da investigação, Cláudia Cavadas.

Cláudia Cavadas define o público-alvo desta semana como “diverso”, sublinhando a multidisciplinaridade que marca toda a programação. A investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC) garante que a iniciativa não se restringe ao universo da UC e muito menos à comunidade científica.

A investigadora acredita na importância desta semana para atrair visibilidade e financiamento para a investigação científica. Quando questionada mais especificamente sobre os recursos que são necessários alocar para este campo na UC, Cláudia Cavadas afirma que é preciso mais investimento tanto em termos de capital como em recursos humanos.

Entre todas as atividades que incluem a programação da Semana da Ciência e da Tecnologia, desde palestras, a conversas informais, workshops, visitas, podcasts e oficinas, a professora destaca o evento que acontece nesta quarta-feira, 23 de novembro, de nome “Soapbox Science Coimbra”. Doze mulheres cientistas propõem-se a subir a uma caixa de madeira no meio das ruas de Coimbra para explicar as suas investigações. O objetivo é contrariar a falta de visibilidade das mulheres na ciência e promover o papel das cientistas, de acordo com Cláudia Cavadas.

Esta semana, promovida a nível nacional pela Agência Ciência Viva, decorre em instituições científicas de todo o país até ao dia 27 de novembro, no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala nesta quinta-feira, dia 24 de novembro.

PARTILHAR: