diabetes
19.11.2022POR Informação RUC

Dia Mundial da Diabetes: médico fala do impacto da “doença silenciosa” em Portugal

O número de diabéticos em Portugal tem vindo a aumentar e as principais causas são os maus hábitos alimentares e o sedentarismo, segundo José Presa. Além disso, de acordo com o médico, quase metade dos portugueses com diabetes não sabem que são portadores da doença, que afeta órgãos como o coração, cérebro, rins e fígado.

“A diabetes é quase como uma doença civilizacional”. São palavras de José Presa, médico especialista em hepatologia e presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro. A doença afeta cerca um milhão de portugueses e o número tem vindo a aumentar de forma significativa nas últimas décadas, segundo o médico.

Em entrevista à RUC, José Presa esclarece que a maior parte dos portadores da doença (entre 85% e 90%) sofre do tipo II. Os principais fatores de risco deste tipo são o sedentarismo, os maus hábitos alimentares e a obesidade. A diabetes tipo I, por sua vez, distingue-se por ser uma doença autoimune, que surge “em tenra idade” e acompanha os portadores até ao resto da vida.

De acordo com o presidente da APEF, a diabetes pode atingir os mais diversos órgãos do corpo humano: do coração ao cérebro, mas também os rins e o fígado. Acidentes vasculares cerebrais, enfartes do miocárdio, doença renal crónica e doença hepática são algumas das complicações que os diabéticos podem enfrentar.

Estima-se que 44% dos portugueses com diabetes desconhecem ser portadores da doença. José Presa classifica a diabetes como uma “doença silenciosa”. Sobre os sinais a que devemos estar atentos, o entrevistado dá como exemplo o caso de alguém com obesidade que começou a urinar com maior frequência, a ter mais fome do que habitualmente e a emagrecer – um quadro de sintomas semelhante pode denunciar um caso de diabetes, segundo o especialista em hepatologia. Às pessoas que estão expostas a fatores de risco o médico aconselha rastreios anuais.

Para evitar o aparecimento da diabetes, José Presa recomenda a prática regular de exercício físico (pelo menos 3 vezes por semana) e a adoção de comportamentos saudáveis ao nível da alimentação.

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro desde 1991, com o intuito de chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da doença.

Fotografia: Manuel Roberto / Público

PARTILHAR: