[object Object]
15.11.2022POR Isabel Simões

Gonçalo Lopes: “As sondagens não são a maneira mais positiva de apresentar as listas aos estudantes”

Gonçalo Lopes, candidato pela Lista E – “Estudantes Primeiro” à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra desvaloriza as sondagens. O estudante afirma que o projeto de que faz parte considera que “as sondagens podem de certa maneira limitar a própria opinião dos estudantes”.

O candidato reagiu assim à sondagem realizada pelo Jornal A Cabra em conjunto com a RUC, publicada hoje. Os resultados dão um empate técnico entre a lista do candidato e a Lista P – “Parem de empatar” de Wilson Domingues. A Lista S – “Sentir Académica” de João Caseiro acolhe 36,76 por cento das intenções de voto para a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Gonçalo Lopes “não considera como positivo a existência de uma sondagem”. O candidato prefere acreditar no trabalho de esclarecimento realizado pelo projeto que defende junto dos estudantes.

A “propina zero” tem sido uma bandeira inscrita no caderno reivindicativo da Associação Académica de Coimbra desde o início dos anos 90. No debate promovido pela RUC e pelo Jornal a Cabra, o candidato pela Lista E defendeu “o fim do ato da propina, taxas e emolumentos”. Nas conclusões da sondagem “78 por cento dos inquiridos quer que a propina desça, mas apenas 42,6 por cento quer que a taxa deixe de ser paga”. Ainda assim, Gonçalo Lopes considera que “uma larga maioria de estudantes rejeita a propina”.

No computo geral da sondagem apenas 6 por cento dos associados efetivos que participaram no estudo querem a saída da AAC do Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA). Lembramos que a proposta de saída do ENDA foi aprovada em Magna com 179 votos a favor. Alguns dos elementos apoiantes da Lista E apresentaram nessa Assembleia Magna uma moção que defendia a permanência no ENDA. Gonçalo Lopes mostra-se preocupado com a posição da atual DG/AAC mas prefere “não valorizar demasiadamente o resultado” da sondagem.

A campanha para os Órgãos Centrais da AAC, Direção-Geral (DG/AAC) e Mesa da Assembleia Magna (MAM), termina hoje. Gonçalo Lopes faz um “balanço bastante positivo” da mesma. De acordo com o candidato, a Lista E apostou na “proximidade” aos estudantes e encontrou muitas dúvidas na comunidade estudantil.

O estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) não esconde a dificuldade de liderar um projeto de alternativa que vai a eleições contra uma lista com elementos, da atual DG/AAC cujo trabalho já é conhecido. Apesar disso, “a vitória” é objetivo do projeto.

A RUC contactou o candidato da Lista P – “Parem de empatar”, Wilson Domingues, mas uma ação de campanha impossibilitou a presença do candidato nos estúdios da RUC para gravar um comentário à sondagem Jornal A Cabra/RUC.

As eleições para a DG/AAC e a MAM acontecem no dia 17 de novembro.

PARTILHAR: